Na sessão da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios dessa quarta (09), os vereadores Ana Adelaide França (PMDB) e Agenor Leôncio (PSB) foram os únicos que votaram contra o Projeto de Lei CM 023/2017, de autoria de Joelma Toledo (PMDB), que propõe a criação de uma Feira Literária no município.
De acordo com estudos prévios da autora da matéria, a iniciativa, se concretizada, resgataria e impulsionaria a vocação cultural e turística de Palmeira, marca registrada da Terra dos Xucurus, gerando, principalmente, renda e trabalho.
Hotéis, pousadas, bares, restaurantes e o comércio de uma forma geral seriam movimentados e consequentemente beneficiados. Os parlamentares que se pronunciaram contrários, certamente não levaram esses detalhes primordiais em consideração, tendo Ana Adelaide inclusive justificado a sua posição alegando que o empreendimento geraria grandes e desnecessárias despesas para o Executivo Municipal, quando na verdade, a Feira Literária traria um retorno muito maior e esses gastos seriam nada mais do que um investimento apenas.
A vereadora continua batendo na mesma tecla. “tenho quatro anos de mandato, não tenho pressa para apresentar propostas”.
A opinião pública rebate respondendo que se a mesma não tem pressa, o povo e a cidade têm verdadeira urgência para a realização de ações que objetivem desenvolver ao município.
A peemedebista, ainda, por sua vez, como membro da Comissão de Constituição e Justiça da Casa – composta também pelos vereadores Madson Monteiro (PHS), presidente, e Ronaldo Raimundo Júnior (PROS) – em parecer, também declarou-se contra o Projeto sob as mesmas alegações.
Joelma Toledo afirma que, a referida matéria trata de um projeto simples e não fala em recursos financeiros, muito menos obrigando o município a gastar com hospedagem, alimentação, transporte de escritores ou artistas entre outros. É um projeto para prestigiar os escritores e artistas locais e incentivar as artes e o gosto pela leitura, “visto que a história de Palmeira dos Índios passa necessariamente por suas trajetórias culturais. Fico triste que alguns colegas não compreendam isso”, declarou Toledo.
O PROJETO
O Projeto de Lei que institui a Feira Literária de Palmeira dos Índios tem como justificativa que o seu objetivo maior é fomentar a cultura como um todo em Palmeira e estabelecer a participação de escritores e artistas do município.
Outro objetivo é homenagear escritores e pessoas que se destacam na área cultural com a escolha como Patrono ou Patronesse da feira, a fim de divulgar suas obras e atividades, além de popularizar os livros aqui escritos e estimular a leitura.
A Feira tem como foco incentivar o hábito da leitura, fomentar manifestações culturais relacionadas ao livro junto ao público, a cultura local com a popularização do livro no imaginário popular, estimulando, envolvendo e despertando na população, o interesse pela leitura.
O Projeto segue para o Prefeito, com a expectativa de que não haja veto.
