Mundo

Hispânicos são principais vítimas das armas de fogo nos Estados Unidos

Publicidade

download (24)A violência com armas de fogo nos Estados Unidos afeta de forma desproporcional os integrantes da comunidade hispânica e já é a segunda causa de morte entre os jovens desse grupo, aponta um estudo divulgado nesta quarta-feira (30/4).

Segundo o relatório, elaborado pelo Violence Policy Center (Centro de Políticas sobre Violência), “a taxa de vitimização para hispânicos nos Estados Unidos supera em mais do que o dobro a taxa correspondente à população de raça branca”.

O instituto afirmou que, de acordo com números referentes a 2010, o índice de homicídios entre os hispânicos era de 5,73 a cada 100 mil pessoas. Já “entre brancos” era de 2,52 a cada 100 mil. “Ao se fixar em jovens e adultos jovens, em 2010, o homicídio figurou como a segunda principal causa de morte para hispânicos entre 15 e 24 anos de idade”, acrescenta o texto.

Essa violência afeta, principalmente, os mais jovens. Em 2011, 41% dos hispânicos vítimas de homicídio tinham 24 anos de idade, ou menos. Nesse mesmo período, o percentual entre negros americanos era de 40%, e entre os brancos não hispânicos, de 22%.

O diretor-executivo do instituto, Josh Sugarmann, disse que o relatório “mostra que a epidemia de violência com armas de fogo que assola os Estados Unidos tem um impacto desproporcional sobre a comunidade hispânica”.

O estudo se baseia em critérios oficiais do censo americano. Assim, a definição de “branco” adotada no relatório é a de “uma pessoa não hispânica, que descende de qualquer povo originário de Europa, Oriente Médio, ou norte da África”.

Já “hispânico” é “uma pessoa de qualquer raça, que tem origens no México, Porto Rico, Cuba, América Central, ou do Sul, ou de qualquer cultura de traço espanhol”.

O estudo especifica que “raça e etnia são categorias diferentes”.

 

AFP

Publicidade