Os 20 adolescentes que estão detidos na Delegacia do Menor Infrator de Arapiraca provocaram um princípio de rebelião no final da manhã desta terça-feira (29). Entre as reivindicações dos infratores estão visita íntima, fornecimento de cigarros, contato com familiares e comida.
Os jovens foram transferidos da 56ª Delegacia de Girau do Ponciano, também no Agreste alagoano, para Arapiraca, após praticamente destruírem as celas na noite desta segunda-feira (28). O princípio de rebelião ocorreu porque o fornecimento de comida não estaria regular.
A transferência dos jovens infratores terminou na manhã desta terça-feira. De acordo com a delegada titular Teíla Nogueira, chegando ao local, eles já iniciaram o tumulto. No prédio, que não foi construído com a finalidade de abrigar presos, localizado no Centro de Arapiraca, também funciona a Delegacia de Defesa da Mulher.
Teíla Nogueira revelou que ao final da transferência, na manhã desta terça-feira (29), os adolescentes já ameaçavam fazer uma nova rebelião. Segundo ela, os jovens exigem que seja incorporado à rotina da unidade a distribuição de cigarros, a visita de familiares, a garantia de que não faltará comida e até visita íntima.
A delegada classificou os menores como de alta periculosidade. Boa parte deles responde por roubo de motocicletas, tráfico de drogas e também homicídios. No entanto, ele não podem ser transferidos para a Casa de Custódia porque, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, eles não podem ser abrigados no mesmo espaço onde presos maiores de idade, estão detidos.
Os menores permanecerão no local até pronunciamento da Justiça.
Da Redação

