Política

Moro determina mais uma perícia no processo da Lava Jato que apura se Lula recebeu propina da Odebrecht

Publicidade
Processo da Lava Jato apura se Lula recebeu propina da Odebrecht (Foto: Rede Globo)

O juiz federal Sérgio Moro determinou mais uma perícia a ser feita dentro do processo – da Operação Lava Jato – que apura se o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu propina da Odebrecht por meio da oferta de um terreno para o Instituto Lula, em São Paulo (SP), e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP).

A Polícia Federal (PF) vai analisar a planilha Italiano, apresentada pela Odebrecht como a contabilidade da propina com o PT.

O objetivo é saber quem inseriu na planilha os registros de pagamentos para o prédio do Instituto Lula e quando os dados foram inseridos na planilha.

No mesmo despacho, que é de quarta-feira (27), o juiz federal deu prazo de dez dias para a força-tarefa da Lava Jato apresentar extratos das contas das offshores da Odebrecht que estejam relacionados à compra do terreno.

Após a conclusão dessas perícias, o juiz poderá abrir o prazo para as últimas alegações de acusação e defesa neste processo. Lula e mais sete são réus nesta ação penal.

Outra perícia

Sérgio Moro já havia autorizado, em 13 de setembro, a realização de uma perícia no sistema eletrônico, que segundo as investigações da Operação Lava Jato, era utilizado pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht para contabilizar pagamentos de propina.

A decisão entrou no mesmo processo, que apura a compra de um terreno na Rua Haberbeck Brandão, em São Paulo, e de um apartamento em São Bernardo do Campo, no prédio onde vive Lula.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, estes imóveis foram adquiridos pela Odebrecht e repassados ao ex-presidente como vantagem indevida por contratos da empresa com a Petrobras. Lula nega as acusações.

Fonte G1

Publicidade