No Aeroporto dos Palmares, o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (PMDB), depois de um giro em Brasília nos ministério e na bancada federal atrás de apoio para recursos para investir na cidade, garantiu que a viagem foi positiva, principalmente por conta do apoio dos ministros alagoanos, Maurico Quintella (Transportes, Aviação e Portos) e Marx Beltrão (Turismo).
Lima disse ainda que com o Ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, tratou de um velho sonho do falecido prefeito de Palmeira, Albérico Cordeiro (PTB), de colocar em funcionamento o trem entre as cidades que tudo tem a ver com a história do mestre Graciliano Ramos.
Em Quebrangulo, foi onde ele nasceu e em Palmeira dos índios, foi o maior prefeito de toda a história pelo seu ensinamento de uma gestão moralizadora, naquela época já advertindo o grande Graciliano Ramos. Quintella achou a ideia interessante, vai mandar analisar no corpo técnico do seu ministério, que disse ainda poder ter uma boa ajuda do seu colega Marx Beltrão para alavancar o turismo das duas cidades, na qual o mestre Graça fez sua história como escritor e político.

Depois de uma reunião com o ministro dos Transportes, Marcelo Lima, foi ao Congresso Nacional, onde conversou com o Deputado Federal por São Paulo, Marcio Alvino, Presidente da Frente Parlamentar de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário. Quando prefeito de Guararema, Alvino conseguiu viabilizar o trem turístico da região, mesmo sonho que compartilha o prefeito Marcelo Lima(PMDB), de Quebrangulo.
Quem deu toda assessoria neste projeto foi o Secretário Municipal de Maceió, Davi Maia um dos entusiastas deste projeto para impulsionar ainda mais o setor turístico das duas cidades. Maia disse que, “existe em Quebrangulo toda a história do mestre Graciliano Ramos e isso pode até despertar o turismo internacional, já que ele é um escritor internacional e vamos vender essa imagem”, explicou entusiasmado.
O Ministro do Turismo, Marx Beltrão achou a ideia interessante e prometeu encampar essa projeto para viabilizar o retorno do trem entre as duas cidades, podendo até estender a Arapiraca onde o custo da passagem serviria para os estudantes das universidades.
Uma bandeira de Cordeiro
O jornalista aposentado Jair Pimentel, hoje residindo em Viçosa, revelou ao Blog do Bernardino que lutou muito na Imprensa na década de 1980 junto com o também jornalista Albérico Cordeiro, pelo retorno dos trens de passageiros, inclusive, o trem turístico-cultural ligando Palmeira dos Índios à Viçosa, ou seja “Os Caminhos de Graciliano Ramos”, Quebrangulo, onde nasceu, Viçosa, na infância e adolescência e na vida adulta, Palmeira dos Índios.
Pimentel achou interessante a luta do prefeito Marcelo Lima, dizendo ainda que os prefeitos de Paulo Jacinto e Viçosa, devem lutar por essa ideia do prefeito de Quebrangulo, incluindo essas duas cidades.
