Desde que foi convidado pelo governador Renan Filho para assumir a secretária de Agricultura, o pecuarista e empreendedor Álvaro Vasconcelos colocou com sua meta reabrir a fabrica da Camila, em Batalha.
Em Brasília, numa rodada de negócios secretário Alvaro Vasconcelos manteve hoje pela manha, no Ministério da Integração nacional novo entendimento com Marlon Cambraia, secretário de desenvolvimento regional, onde garantiu a manutenção do empenho de R$ 5 milhões para reconstrução da fábrica da Camila, na bacia leiteira alagoana que fica em solo de Batalha.
Segundo Álvaro Vascondelos o projeto é de fundamental importância para os produtores leiteiros que é considerado principal fator de desenvolvimento econômico da região que vem sofrendo desde do fechamento da fábrica.
A Camila foi a primeira cooperativa de leite em Alagoas criada ainda na década de 70 e gerida pelo atual presidente da Assembleia Legislativa. Quando pronta a fábrica produzirá manteiga, queijo, doces e o principal produto que é leite em pó. Será primeira Secadora de leite do norte-nordeste brasileira ferida em Integração de Cooperativas. Camila fechada há seis anos Álvaro Vasconcelos confirmou o inicio do projeto de reabertura da antiga Fábrica Camila, atual Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas(CPLA), em Batalha, fará de tudo para reabrir este ano.
Fechada há seis anos, a antiga Fábrica Camila ainda mantém em suas instalações os antigos equipamentos de produção. A Secretaria Estadual de Agricultura vai investir cerca de R$ 18 milhões em reforma, compra e adaptação de máquinas para processar o leite UHT, leite em pó, condensado dentre outros derivados e subprodutos. De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos o projeto visa fortalecer a agricultura familiar e vai beneficiar mais de 4 mil produtores, que enfrentam dificuldades em expandir a sua produção. “O projeto é voltado para o agricultor familiar, que precisa ter garantias que sua produção será consumida e, o mais importante, que vamos trabalhar para garantir o leite produzido em Alagoas nas escolas”, ressaltou o secretário.
