Da Redação
A Venezuela voltou a registrar atividade sísmica na tarde desta quinta-feira (25), um dia após os terremotos de grande magnitude que provocaram destruição e deixaram ao menos 188 mortos no país. O novo tremor, de magnitude 4,0, foi classificado como de baixa intensidade e ocorreu por volta das 15h14 no horário local (14h14 em Brasília).

De acordo com a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (FUNVISIS), o abalo teve epicentro na cidade de Bachaquero, no estado de Zulia, cerca de 300 quilômetros de Yumare, região onde ocorreram os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 registrados na quarta-feira.
Os especialistas informaram que o novo tremor é uma réplica dos abalos anteriores, fenômeno considerado comum após terremotos de grande intensidade. Réplicas costumam apresentar menor magnitude, mas podem continuar sendo sentidas pela população.
As autoridades venezuelanas confirmaram até o momento 188 mortes em consequência da tragédia. O número oficial de desaparecidos ainda não foi divulgado, embora plataformas organizadas por voluntários estimem que entre 30 mil e 40 mil pessoas continuem sem contato com familiares.
Diante da gravidade da situação, a presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência em todo o país. Equipes de resgate seguem atuando nas áreas mais afetadas na busca por sobreviventes e na assistência às vítimas.
