Um estudo recente realizado pelo Instituto do Câncer de São Paulo mostrou que cada vez mais mulheres jovens estão sendo diagnosticadas com câncer de mama.
A pesquisa foi realizada depois que a médica Karina Belickas Carreiro verificou, durante a rotina de trabalho, que os casos entre mulheres abaixo de 40 anos haviam aumentado. A médica analisou o caso de quase 500 pacientes jovens atendidas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. E 68% delas estavam com o tumor já em estado avançado quando diagnosticadas.
Entender e analisar os dados do estudo serve para que os especialistas definam estratégias de rastreio e diagnóstico precoce, como o acesso à mamografia. Outro fator importante é a mulher ficar atenta ao próprio corpo.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o exame anual a partir dos 40 anos. Mas é preciso investigar desde a primeira queixa da paciente.
Por isso, a importância do autoexame, para diagnóstico precoce e melhores opções de tratamento.
Fonte: G1

