Jô Soares passou por intervenção cardíaca: ‘Salvaram a minha vida’
O apresentador Jô Soares, de 78 anos, revelou ter passado, recentemente, por uma intervenção cirúrgica para tratar uma estenose da válvula aórtica que poderia ter causado sua morte. No programa exibido nesta quarta-feira, 30, ele recebeu os médicos Pedro Lemos e Flávio Tarasoutchi para falar sobre o assunto.
“Eles salvaram a minha vida. Posso dizer que fiquei com um coração novo”, disse ele. Jô contou que o problema cardíaco começou com um sopro no coração, que depois se transformou em uma estenose. “Eu perguntei se não fizesse logo o que poderia acontecer e ele respondeu: ‘morte súbita’”, falou.
Jô disse que pretendia fazer a intervenção apenas no próximo ano, mas decidiu adiantar depois de ser aconselhado pelos médicos. De acordo com os especialistas, o principal sintome da estenose é o cansaço causado pela dificuldade do sangue chegar ao sistema. “A pessoa pode ter falta de ar, tosse seca e começar a ter concomitantemente tontura, dor no peito e até desmaios”, explicou o Dr. Flávio.
Segundo Pedro Lemos, a intervenção foi feita da forma menos invasiva possível. “A gente faz tudo com raios-X, não mexemos no coração, é tudo como se fosse por controle remoto”, explicou.
Jô disse que já sente o efeito da intervenção. “Fiquei no hospital só quatro dias por excesso de segurança e ainda me sapecaram um marca-passo por precaução”, disse. “Eu continuo fazendo bicicleta, remo e, finalmente, voltei a andar na esteira, porque antes eu ficava dois minutos e parava”, contou.
UOL