Por Helio Fialho
Uma exposição de carros antigos está acontecendo na Praça da Matriz de Pão de Açúcar. A iniciativa é do Clube do Fusca e 12 veículos estão participando, incluindo 10 fuscas, um dodge e um chevette. A exposição que teve início na noite desta sexta-feira (15) terá encerramento neste domingo (17).
A iniciativa é do vice-presidente do Clube do Fusca, o pão-de-açucarense Matias Pires de Carvalho, que conta com o apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte.
O que está chamando a atenção do público são os veículos fabricados no Brasil nos anos de 1970, 1985 e 1994 e que hoje são considerados verdadeiras relíquias.
Entre os veículos que estão em exposição e chama atenção do público encontra-se um fusca adaptado e um exemplar do carro Dodge Dart, sendo este último, um modelo de automóvel fabricados nos Estados Unidos pela Dodge entre 1960 e 1976 e no Brasil a partir de 1969.
É importante destacar que a Wolkswagen, indústria de origem alemã, deixou de fabricar o fusca no Brasil em 1996, sendo a última remessa denominada de Série Ouro por ser especial. Nesta remessa foram produzidos 47 mil exemplares.
Para os brasileiros, O Dia do Fusca é comemorado no dia 20 de janeiro, sendo, em vários centros urbanos, comemorado com eventos e festas por amantes e colecionadores deste modelo, incluindo, também, exposições.

