Caso Reyneri: Advogado afirma que Arnaldo aguarda liberdade após julgamento de recurso
Há exatos dois anos o ex-vereador por Palmeira dos Índios, Arnaldo Cavalcante Lima, foi preso sob acusação de ser o autor intelectual da morte do advogado e agropecuarista Alberto Reyneri, ocorrido no dia 16 de agosto de 2012, naquela cidade do Agreste alagoano. O acusado tenta provar sua inocência, apesar de já ter sido pronunciado pela 4ª Vara Criminal, da comarca local.
Um dos advogados do acusado, Klenaldo Oliveira, foi claro e categórico ao afirmar que as provas, constantes no inquérito policial e as produzidas na fase judicial, são frágeis e inconsistentes. “Por isso, decidimos recorrer ao egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas buscando o reconhecimento de várias nulidades processuais e ainda que seja o senhor Arnaldo impronunciado quanto à imputação de autor intelectual do crime de homicídio e, por conseguinte, posto em liberdade”, explicou.
O advogado esclareceu à reportagem do Estadão Alagoas que para um acusado ser pronunciado basta o juiz estar convencido da materialidade do fato e da existência de indícios de autoria ou de participação, o que não se significa de que o réu/acusado seja verdadeiramente o culpado. “Não há dúvidas da prova da materialidade. Por outro lado, os indícios de autoria estão alicerçados em depoimentos contraditórios e recheados de inverdades”, frisou.
A máxima do processo penal é a busca da verdade real. No entanto, este princípio foi totalmente desrespeitado, na opinião do advogado. “Ao invés de buscar o verdadeiro culpado decidiram indiciar um inocente. Somos convictos da inocência de Arnaldo Cavalcante Lima”.
O DEPOIMENTO
A única prova da participação de Arnaldo Cavalcante Lima é decorrente de um depoimento de uma testemunha, que não presenciou o fato, mas, segundo a mesma, ouviu, em bar, 15 dias antes do fato o seguinte comentário: “…recebi uma proposta para matar o filho da Doutora”; e, cinco dias após a execução, ouviu quando a mesma pessoa disse: “…a missão estava cumprida”.
Contudo, não se pode desprezar o contexto geral deste depoimento, ou seja, a testemunha não soube informar, por exemplo, o nome do proprietário do bar, apesar de ter dito que estava no local porque trabalhava de segurança das residências próximo ao estabelecimento. “O que é uma grande mentira já que todos nós, palmeirenses. Sabemos que ela nunca trabalhou de vigia de rua e, sim, para políticos influentes de Palmeira dos Índios. Também afirmou que estava, nas duas oportunidades, sozinho e não fazia parte da conversa e que não sabe dizer o nome das pessoas que afirmaram ter assassinado o advogado. No mais, referiu o nome de Arnaldo Cavalcante Lima quando disse que ouviu um comentário de que ele havia dito, em uma vaquejada, que só sossegava quando matasse Reyneri”, disse o advogado.
A mesma testemunha chegou a ser presa e apresentada pela Polícia Civil de Alagoas como um dos autores materiais do assassinato de Reyneri. No entanto, após dois meses presa é solta e “inserida” no programa de proteção a testemunhas deixando até mesmo de responder pelos crimes que lhe eram acusados em Palmeira dos Índios.
“Só podemos concluir que o Arnaldo Cavalcante Lima é acusado de ser o autor intelectual, em razão de ter tido uma desavença com o Reyneri, fato jamais negado, e por ter sido mencionado em um depoimento falacioso de que ‘…só sossegava quando matasse Reyneri’”, destacou Oliveira.
AS INVESTIGAÇÕES E A PRISÃO
O advogado revelou também que durante meses, após o crime, foram feitas diversas interceptações de ligações telefônicas e outras investigações e, em nenhum momento, o nome de Arnaldo Cavalcante chegou a ser mencionado, como afirmou à época o delegado Manoel Wanderley. “Mas este decidiu, ao final do inquérito, desprezar todas as demais provas, inclusive as que apresentavam os prováveis culpados, para indiciar Arnaldo Cavalcante Lima como autor intelectual”, disse.
“A sociedade conhece o perfil do ex-vereador Arnaldo. Sabe que o mesmo jamais se envolveu em nenhum crime e que sempre foi uma referência como cidadão. Nunca teve seu nome ventilado como baderneiro ou violento, sendo duas vezes vereador por Palmeira dos Índios e policial militar por quase 10 anos, indo para reserva com comportamento exemplar. É fato que ele jamais representou perigo à sociedade, bem como sempre contribui com a Justiça e, infelizmente, encontra-se preso por um crime que não cometeu e sob a alegação de que detém força política, o que também não é verdade”, salientou.
JULGAMENTO DO RECURSO
Klenaldo Oliveira afirmou confiar fielmente na Justiça tendo a convicção de que o Tribunal de Justiça reconhecerá as nulidades do processo e restabelecerá a liberdade de Arnaldo Cavalcante. O julgamento do recurso está marcado para o dia sete de janeiro, mas diante da suspensão dos prazos, em razão da concessão das férias coletivas aos advogados, o julgamento deve acontecer em outra data ainda no mesmo mês.
Redação
ainda tem um filme que vamos colocar que ele obrigou a moça dizer que era ladra vamos colocar pra todo mundo ver.quem e o bandido da historia em? os homens que estão preso nunca se ouviu falar nada deles. justiça amostre provas por favor .
Cadeia nesse safado e quem defende ele é mais safado ainfainda.
Cadeia sim, para o verdadeiro culpado.
Ninguém tem o direito de tirar a vida de outro.
Arnaldo, é inocente.
Infelizmente, o dinheiro impede que a verdade seja apresentada.
Enquanto, isso Josenildo agradece.
Pois é ele era o metido a ”BRABÃO”pensava que era o rei de Palmeira dos índios,ele conquistava as meninas com seu dinheiro e levava elas para sua fazenda para maltrata-las
e ainda por cima fazia vídeo desmoralizando as mesmas.
Acredito que esse caso se envolver Politica,dinheiro e muito dinheiro e perseguição,não acredito que as pessoas que veio para fazer a lei acabem fazendo injustiça com as pessoas temos que abrir os olhos senhores da lei temos que ver os verdadeiros culpados .
aprendam a lhe da com a honra e merecer o mérito esse caso foi todo arquitetado para colocar os quatro acusados na cadeia.
Mas o finado também merecia ir preso pela a maria da penha por agredir as mulheres e porque não foi ? será que era porque ele tinha dinheiro ? kk’ o Brasil é assim mesmo quem tem R$ vale mais .
Brasil acima de tudo !!!
macho que bate na cara de outro macho tem mais é que morrer mesmo, ainda mais esse que era metido a valentão, já morreu tarde. Só não entendendo porque não mantiveram preso os primeiros suspeitos, já que as caracteristivas dos meSmos batiam direitinho com o depoimento da unica testemunha ocular, a propria mulher do defunto, interessante não, será que rolou maney, perseguição politica e tambem pessoal ?? Ficai a pergunta.
Todo bandido se diz inocente.Este Arnaldo é bandido antigo, com pele de cordeiro, não foi o primeiro crime que ele fez com seu amigo Ely, um dos pistoleiros mais perigosos do Estado. Ele pensava que nunca seria preso porque seu amigo Ely, passou 30 anos matando, matou mais de oitenta sem nunca ter sido preso. Um dia a casa caí e ninguem engana a todos por todo tempo. A Justiça está agindo com o rigor que deve agir, em um caso de crime contra vida, principalmente o crime de mando. A JUSTIÇA tem um pacto com a sociedade, para diminuir a criminalidade e não tem outro j
eito, senão punindo os culpados.
José Carlos compareça a delegacia e diga qual foi o crime que Arnaldo cometeu.
Deixe de ser babaca e pense que um inocente está pagando por um crime que não cometeu, e que qualquer um de nós estamos sujeitos a isso, ou seja, ser acusado indevidamente e pagar por um crime que não cometeu.
eu quero ver provas contra eles que até agora estamos esperando ver pois quem não conhece o processo não pode julgar .todo mundo em poeira sabe que eles são inocente .vamos ver quem e bandido nessa história.
Conheço muito a família de Reyneri,é tudo gente boa , a mãe dele serviu a Palmeira durante muitos anos. Reyneri, estava se sentindo ameaçado, pois o Arnaldo disse a algumas pessoas que quando Reyneri desse bobeira ele matava. Reyneri falou para a mãe dele que se alguem o matasse seria o Arnaldo.Todo bandido se diz inocente, é a norma. Mas eles e Deus sabem que foram eles e vão pagar. Com mutos e muitos anos de prisão.
Uma pessoa com esse sobrenome mostra que nem de Palmeira é.
Para vc só digo fale do que vc sabe e não do que vc acha.
Pergunte a namorada do Reyneri pq ele mandou limpar o mato da casa todo, pq ele estava com mais de seis armas em casa; pq ele não queria ficar em casa só. Sabe pq? pq ele recebeu uma ameaça de morte, mas não foi do Arnaldo.
Enquanto vcs acusam inocentes, Josenildo agradece.
Não entendo como o povo de Palmeira, defende bandido, matador de gente. Este crime não foi o primeiro do Arnaldo, ainda mais ele usou o Detran para se eleger vereador. Aliás um péssimo vereador, pois agiu contra o povo, destruindo um dos membros da nossa sociedade, a vida é o que temos de mais precioso e por uma briga idiota entre dois embriagados, que se agrediram mutuamente e o primeiro a agredir foi o Arnaldo. Um ano depois mandou matá-lo, a maneira de matar mais abjeta e covarde que existe, – pagar para matar – crime de mando, que não é aceito pelas autoridades do nosso Estado. Ainda mais era amigo do chefe da quadrilha que ele contratou, um tal Ely, que passou 30 anos matando e matou mais de 80 pessoas,sem nunca ter sido preso, frequentava a casa dele. O outro da quadrilha era um policial, e o outro o chefe estava preparando para ser seu substituto.preparando para substitui-lo.Cuidado defensores de bandido qualquer um poderá ser a próxima vítima desta violência que interrompe tantas vidas e causa tanto sofrimento.
este caso resume-se em um jogo político
Se não tivesse provas consistentes esse marginal(ARNALDO),não estaria preso, parabéns a justiça,por livrar os palmeirenses desse marginal. Não sei como uma pessoa de bem,tem como compadre um matador de aluguel(ELI),que a 30 anos vivia de destruir vidas e famílias.E que esses criminosos permaneçam por muito tempo atrás das grades.
a prova que tem é o dinheiro que rolou para essas pessoas ficarem presas, e no brasil infelizmente o dinheiro fala mais alto do que a justiça
Parabéns para justiça de Alagoas. Esse Arnaldo ta muito longe de ser santinho. É sonso, mata qualquer um que tiver briga com ele, conheço bem o temperamento dele. Não deixa nada por menos.
Esse Arnado nunca foi peça boa. Quem conhece ele de muitos anos sabe, que quando policial já fez muitas coisa errada. E no DETRAN também. Coitadinho é bem capaz de ser inocente. Parabéns para justiça. Quero ver justiça também na morte do grilo
tu deve tá é ganhando dinheiro tambem para falar isso, pois todos sabem que arnaldo sempre foi um homem de bem.
Aproveito para agradecer aos amigos e aos Palmereses que conhecem Arnaldo, pelo apoio.
Nos sabemos que existe alguma coisa de errado. Arnaldo sempre foi um homem pacato, de bem e que não merece o que estão fazendo.
JUSTIÇA OLHA BEM O PRIMEIRO ACUSADO O PAI DELE UM SENHOR DE IDADE APANHO E TEVE O SEU CERCADO TOCADO FOGO PELO CAPANGA DA VITIMA E COM ALGUNS TEMPO O CAPANGA LEVOU VARIOS TIROS E O CAVALO MORTO I AI O QUE E QUE OS SENHORES ACHAM
Conhecendo a pessoa de Arnaldo sei que ele não seria capaz de tal ato e que só está preso hoje pois sabemos que a família da “vitima” que morreu está usando toda a influência política para manter o “acusado” atrás das grades.
Se eu não me engano existem quatro acusados nesse caso
Pois bem os quatro não tem provas concretas e nem uma testemunha que tenha certeza,tem apenas uma mulher que conta historias.
Se esse caso for bem estudado por pessoas que saibam de verdade lhe dar com a justiça eles iram perceber que não tem como deixar pessoas presas,Pois já ouvi muitos falar desse rapaz que morreu e também muitas pessoas falaram que muitas pessoas já pegaram brigas” com ele.
ouvi falar também que isso tudo para os quatro estarem lá foi um plano muito bem arquitetado,mas não sei,são palavras da população.
Acredito muito na justiça,mas percebermos que ela é muito tarda,mas justiça divina nunca erra.
Estudem o processo e verás que tem erros e muitos erros .
Soci_Palmeira..
ARNALDO É UM HOMEM BOM, QUEM CONHECE ELE SABE QUE ELE SERIA INCAPAZ DE FAZER MAL A QUALQUER PESSOA PELO CONTRARIO ELE AJUDAVA OS NECESSITADOS È ESTE E O PREÇO QUE SE PAGA POR SER UMA PESSOA BOA, FICO TRISTE PORQUE O BRASIL AINDA ESTEJA DE OLHOS FECHADOS PRA FATOS ASSIM QUE ACONTECEM TODOS OS DIAS ENQUANTO OS VERDADEIROS CULPADOS ESTÃO POR AI,A SOLTA .SINCERAMENTE É LAMENTÁVEL, MAS TEMOS UM DEUS QUE E JUSTO E MAS CEDO OU MAS TARDE A JUSTIÇA SERÁ FEITA.
A verdade tem que vir a tona, a justiça precisa ser feita. Pessoas inocentes estão pagando por algo que não fizeram e os verdadeiros bandidos estão por aí. Acreditamos que a justiça irá analisar minuciosamente os fatos e dar crédito a quem verdadeiramente merece. Todos conhecem a integridade e caráter de Arnaldo, ele merece ser solto. Chega de punir os homens de bem.
ola amigos palmeira e cheia de novidades ,quen cera que mato bastião do cafe ,por que esta esquecido este caso ,sera que tem politica neste caso tamben ou era dinheiro ,fica a pergunta no ar
A Sociede palmeirense quer que a justiça vá atras dos verdadeiros culpados, pois como todos sAbem não existem nenhuma prova contra os que estao presos,
espero que a justiça seja feita, pois está evidente que o que está mantendo essas pessoas presas desde o inicio é o dinheiro, pois não existem provas alguma que os incriminem. Isso é muito triste.
Esperamos que a justiça avalie os fatos pois até quem é leigo sabe que esse processo está cheio de falhas e quem matou está solto enquanto pessoas que tem família boas procedência está preso como pode?
Na residência do primeiro acusado que foi liberado pela justiça foram encontradas armas e munições de calibre 12 e 38.A policia não fez exame balístico nas armas, mas mesmo assim liberaram o acusado.Tudo isso consta no autos.
Essa publicação e verdadeira, pois provas nenhuma contra eles não tem no processo, sendo as famílias dos acusados sofrendo por tanta injustiça . A POPULAÇÃO DE PALMEIRA sabe quem são os verdadeiros culpados ate a própria família da vitima sabe mais em razão do perigo que correm não querem dizer. pois o amigo da vitima que era funcionário dele levou os tiros meses antes do acontecido disse a ele que ele corria risco de vida pois quem fez isso COM ele ia voltar pra matar seu patrão. PEÇO A JUSTIÇA QUE FAÇA JUSTIÇA COM OS VERDEIROS CULPADOS.
Ate hoje nao acredito q tenha sido Arnaldo tb acho q isso foi armacao de politica mais se for um dia e descoberto tomara q ele seja inocente quero ver ele solto homem de bem nunca se envolveu mais q se for o caso os verdadeoro presos pq foi um crime pois sendo.assim se.aproveitaram ta na cara igual a sebastiao cade os assasinos
Sabedora deste caso que repercute na mídia incriminando o Ex-Vereador ARNALDO CAVALCANTE, me pergunto: Por que a nossa justiça se mantém tão morosa em absorver-lhe visto que nada de consistência existe que comprove sua culpa e há dois anos este cidadão está preso pagando por algo que não fez? A população Palmeirense e circunvizinha sabe da integridade e do caráter do ex-vereador. Cidadão que sempre se preocupou e lutou pelo desenvolvimento de sua cidade. Acredito piamente que a justiça se manifestará a favor da verdade e concederá liberdade a este Sr. homem, justo, integro e de bem.
TOMARA QUE ARNALDO SAIA DESSA, PORQUE NÃO É JUSTO ELE PAGAR PELA UMA COISA QUE NÃO FEZ, DEVE SIM PAGAR E JÁ PAGOU PELO O QUE JÁ FEZ COM OS OUTROS, INCLUSIVE COM UM PRIMO MEU, BATENDO NELE SEM NENHUMA DEFESA! ESSE SIM O FINADO REYNERI JÁ PAGOU!
Acompanho este caso desde o princípio, vejo tudo isto como uma perseguição pessoal e cheia de inverdades contra o Sr. Arnaldo Cavalcante. O que me deixa triste e com vergonha é a atitude da justiça diante dos fatos e das provas claras da inocência deste cidadão de bem. A sociedade palmeirense estar observando a atitude injusta, mentirosa e caluniadora deste fato. A justiça precisa estar atenta para que ela não deixe de cumprir o seu papel de forma imparcial analisando os fatos e buscando os verdadeiros culpados que estão impunes até hoje.
Conheço a pessoa de Arnaldo a muito tempo e nunca presenciei nada que o desprestigiasse como cidadão.
De fato esta sendo injustiçado dado a conveniência de alguns em encontrar um culpado, desprezando desta forma outras linhas de investigação. Cremos na justiça e acreditamos que homens com senso de justiça ira fazer justiça.
E UM ABSURDO CONDENAR UM SER HUMANO DESSA FORMA,POIS SE BASEARAM NA CONVERSA DE UMA PESSOA COMPLETAMENTE SEM CREDIBILIDADE,SABEMOS BEM QUEM SÃO ESSAS TAIS TESTEMUNHAS.O ARNALDO E UMA PESSOA DE BEM E NÃO UM MALOQUEIRO,TEMOS QUE TER FE NA JUSTIÇA
TENHO CERTEZA QUE ELE E INOCENTE POIS CONHEÇO SUA PERSONALIDADE,SABEMOS QUE FOI ARMAÇÃO,O ARNALDO CAIU DE PARA QUEDAS NESSA ARMAÇÃO.SE TODOS QUE BRIGARAM COM AQUELE SENHOR QUE MORREU QUISESSEM MATA-LO ELE JA ESTARIA EMBAIXO DE 7 PALMOS A ANOS, POIS OS PALMEIRENSES CONHECIAM BEM AQUELA PEÇA RARA.ACREDITAMOS NA JUSTIÇA DIVINA E DOS HOMENS CEDO OU TARDE A VERDADE APARECE.