Municípios

Eleição para a Mesa da Câmara de Palmeira pode ser adiada mais uma vez

Publicidade

horz

Há três semanas que a Pauta da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios não é deliberada, está encalhada, constando na mesma matérias de suma importância para o município, como por exemplo, a votação do Projeto de Lei Nº 012/2014, que já tramita na Casa há quase um ano, e que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores da rede pública municipal de ensino, e muitas outras. Isto é, não houve sessão nas últimas três semanas. Os professores, em protesto, na última quarta-feira, lotaram literalmente as instalações da Casa e ficaram mais uma vez decepcionados e revoltados com a não realização da reunião, pois apelam para que o Legislativo vote contra o projeto do Executivo que acarretaria enormes perdas para a categoria. “O que falta, na verdade, é respeito, responsabilidade e comprometimento, o que a gente vê hoje aqui na Câmara é pura falta de comando. Que presidente é esse (Salomão Torres – PMDB), que foge pela porta dos fundos sem dar qualquer satisfação nem aos próprios colegas?”, desabafou a professora Danielle Leite.

O que se vê hoje na Câmara de Vereadores é um emaranhado de ideias desconexas entre alguns vereadores. Começando pelo fato de hoje não se ter nem conhecimento de quem faz parte da base aliada ao prefeito ou quem é oposição a ele declaradamente, exceto raras exceções. Às vésperas da eleição para a composição da Mesa para o próximo biênio 2015/2016, o que se sabe é que, até o momento, o presidente Salomão Torres seria candidato à reeleição, com o apoio irrestrito do prefeito James Ribeiro. O que não se sabe com certeza é se outra chapa estaria realmente sendo formada e será anunciada em breve, conforme se comenta nos bastidores da Câmara, o que demonstra clara mente a insatisfação e resistência de boa parte dos vereadores – o que já ficou nítido – e o repúdio de grande parcela da população quanto à recondução do atual presidente ao cargo.

Quanto à eleição, alguém da cúpula do Legislativo palmeirense, que não permitiu revelar-lhe nome, a eleição, já convocada para o próximo dia 10, tende a ser mais uma vez desmarcada, por ferir diretamente o Regimento da Casa, no qual prevê  a referida escolha para o primeiro dia do ano subsequente ao fim do mandato do então atual presidente. Já existe uma movimentação nesse sentido, o que deverá ser debatido o mais brevemente possível.

Outro fato, que se torna mais relevante a cada dia, são as denúncias do público que frequenta mais especificamente a Galeria, como também de alguns funcionários, são os defeitos, a olhos vistos, nos prédios da Câmara como vazamentos e rachaduras (basta lembrar a última chuva mais forte que se deu, e que deixou o prédio inundado) e acomodações sem estrutura para receber públicos mais numerosos. Vale salientar que a própria galeria possui apenas um ar-condicionado, modelo antigo, e um ventilador. Em várias oportunidades, o presidente garantiu destinar recurso para a resolução destes problemas e mais alguns. Só lembrando: quando do grande fluxo de pessoas ocupando o prédio, na última quarta-feira, a presidente do SINTEAL em Palmeira dos Índios, professora Vânia Calheiros, reclamou, em consonância com outros presentes,, “Esse calor é um absurdo, e não se tem nem lugar para sentar”.

 

Da Redação

Publicidade