Servidora da Ressocialização tem trabalho selecionado pelo Ministério da Saúde

1Um projeto desenvolvido pelos profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) foi um dos três selecionados pelo Ministério da Saúde. O material irá participar da 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro, em Brasília.

O trabalho relata a experiência do projeto implantado nas unidades prisionais  intitulado “Dia B”. O projeto surgiu há pouco mais de um ano e consiste em dedicar o quinto dia útil do mês para o tratamento de pacientes com tuberculose. O “Dia B” surgiu após a constatação da falta de acompanhamento de alguns pacientes. Com o projeto, os pacientes são acompanhados mensalmente e os profissionais de saúde podem constatar a eficiência do tratamento.

Durante o “Dia B”, os profissionais de saúde avaliam o paciente e solicitam exames para acompanhar a evolução do tratamento.

A enfermeira Ísis Fernandes, responsável pela inscrição do trabalho, conta que ser selecionada pelo Ministério da Saúde já é uma vitória. “Apenas três trabalhos de todo o Brasil foram selecionados. Para mim, isso já é uma vitoria, pois é o reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou.

Ainda segundo a enfermeira, o número de exames realizados aumentou desde a implantação do projeto.

Ísis explica ainda a importância do tratamento continuado. “O paciente que não faz o tratamento correto pode desenvolver multirresistência. Ou seja, o paciente fica imune ao tratamento e não consegue melhorar”, contou.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *