Voto é facultativo a mais de 108 mil eleitores em AL, aponta TRE
Dos quase dois milhões de eleitores alagoanos, 108.267 não têm a obrigação de votar nas eleições de 2014, mas estão aptos. Os números são do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) e correspondem à parcela da população que está na faixa etária abaixo dos 18 anos (27.189 eleitores ) e acima dos 69 (81.078 eleitores).
Apesar de não possuírem o compromisso de ir às urnas este ano, existem aqueles que enxergam no voto o poder de exercer o direito como cidadão. É o caso de Mirele Soares, de 17 anos, que irá participar de sua primeira eleição em outubro.
A estudante explica que desde criança acompanhava a mãe às seções de votação, e que hoje pode fazer suas próprias escolhas com o título de eleitor em mãos. “Tirar o título me fez ter aquela sensação de que agora é a vez de eu fazer minha parte também. Tirei com a intenção de votar, poder fazer minhas próprias escolhas na urna”, afirma.
Para Mirele, o voto deveria ser facultativo para todos, não só para quem é menor de 18 anos. “Quem tem interesse em votar faria isso conscientemente, e não por ser obrigado. O voto obrigatório acaba fazendo com que alguns eleitores votem sem ter o menor conhecimento sobre o candidato escolhido, e acabam selecionando aquele que tem a ‘propaganda maior’”.
“Se eu votar, eu posso errar, como errei muitas vezes, votar mal e o candidato não corresponder; mas se eu não votar, vai continuar como está, e como está, para mim não é conveniente, então eu voto”, explica.
Segundo o aposentado, escolher seus representantes será algo que, se puder, nunca deixará de fazer. “Só se eu estiver acamado, doente, sem poder me locomover é que vou deixar de votar. Enquanto eu puder me locomover eu vou na urna e voto”.
Alagoas conta com 1.995.727 eleitores. A capital Maceió continua sendo o maior colégio eleitoral do estado, com 551.549 cidadãos aptos a votar, seguida de Arapiraca, com 128.811 eleitores, segundo o último levantamento do TRE.
Fonte: G1