Palmeira será contemplada com 85 câmeras de videomonitoramento
Com o êxito do sistema de videomonitoramento implantado em 26 dos 50 bairros de Maceió, a Secretaria de Estado da Defesa Social já estuda a viabilidade de ampliar o serviço para mais quatro cidades de Alagoas, dentre elas Palmeira dos Índios.
De acordo com o chefe do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), major Álvaro Bomfim, a pretensão é instalar mais de 85 câmeras nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, essas duas no Agreste, e Marechal Deodoro e Rio Largo, na região metropolitana de Maceió.
“Esse projeto está em fase de construção de termo de referência e aprovação, para que a gente possa verificar também a viabilidade financeira de implantação desse sistema”, explica Bomfim.
Em Maceió, já há 103 câmeras espalhadas por 26 bairros da Capital, que auxiliam na prevenção e esclarecimento de crimes. Os equipamentos contam com as funções zoom, 360 graus e, em alguns casos, leitor OCR, de identificação e leitura de placas de veículos que possam ser roubados e que estejam com pendências, como licenciamento atrasado.
As câmeras já ajudaram a elucidar crimes em Maceió. No ano passado, foram abertos 80 processos de solicitação de imagens para incrementar inquéritos policiais. E este ano, já são 60 pedidas de delegados.
Dados do Ciods mostram que o sistema identifica, em sua maioria, ocorrências de acidentes: 21% são acidentes de trânsito; 4,62% manifestações nas ruas; 2,51% tráfico de drogas; 2,51% uso de drogas; 1,45% roubo; 1,45% obstrução de vias e 1,25% homicídios.
Redação com informações do TNH1