Municípios

Palmeira: Escola estadual faz vergonha no Fantástico

Publicidade

O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão que vai ao ar aos domingos a partir das 20h30, apresentou neste domingo (9) uma ampla reportagem sobre a situação da educação no Brasil, começando pela estrutura das escolas, merenda escolar, professores e também investida sobre processos higiênicos.

Na reportagem, duas escolas de Palmeira dos Índios foram destaques. Isto porque a equipe da Rede Globo teria que andar o Brasil todo. Porque se ficasse somente no município, seria um desastre.

foto15cul-706-capa-d18

Veja a abordagem em duas escolas do nosso município, terra onde Graciliano Ramos prefeito;

– Celso Selestino (agente de saneamento em Palmeira dos Índios, em Alagoas): Não tem tratamento. Do jeito que ela passa aqui, ela abastece a cidade e não tem tratamento nenhum.

Fantástico: Agora tem algum sistema de filtro para proteger essa água?

Celso Selestino: Não. O filtro que tem aqui só isso aqui, não tem filtro nenhum. O pessoal é que coa a água ali e dá para as criança beber.

– Finalmente, a aula começa, inclusive na escola indígena Pajé Miguel Selestino da Silva, em Palmeira dos Índios, em Alagoas. O que falta é a própria sala de aula.

Fantástico: Há quantos anos o senhor dá aula nessa situação aqui?

Jecinaldo Xucuru Cariri (professor): Há mais de dois anos que eu venho ministrando aula debaixo da mangueira. É bastante complicado, até porque de repente vem uma chuva, então tem que todo mundo correr e abandonar a aula.

Em um galpão, funciona outra sala. É uma situação de improviso, porque a sede original da escola não tem mais condições de uso e está interditada. No galpão, os alunos ficam espremidos. Além do desconforto, tem o perigo.

Apesar das escolas serem estaduais, não isenta de culpa os governantes municipais. É o tal negócio; Se o estado não faz, eu não faço.

Redação do Estadão com informações do Fantástico

Publicidade