Em Estrela juíza condena Arlindo Garrote, e 2ª colocada pode assumir Prefeitura
A juíza eleitoral Izabele Coutinho, decretou no início da tarde desta quarta-feira, afastamento do prefeito Arlindo Garrote do comando da prefeitura da Estrela de Alagoas, medida que também se estende para seu vice; Zé Teixeira. A medida foi tomada, segundo a juíza, depois de todo um trabalho de apuração por meio de testemunhas e de pessoas envolvidas, que veio resultar na comprovação da compra de votos durante o pleito de outubro de 2012, quando Garrote foi eleito com 4.127 votos, diante de uma das mais acirradas eleições daquele município, uma vez que a segunda colocada, Geralda Ferro, perdeu por apenas uma diferença de 254 votos.
A decisão do afastamento de Arlindo Garrote, que por sinal cabe recursos, foi decretada na sede da 10ª Zona Eleitoral, em Palmeira dos Índios, órgão responsável pelos trabalhos eleitorais de Palmeira, Belém e Estrela de Alagoas. “Estive durante a manhã de hoje a procura da presidenta da Câmara, vereadora Elza Moura, para comunicar o fato, mas não a encontrei”, disse a juíza Izabele Coutinho, afirmando que a sentença será publicada oficialmente logo mais às 19:30h no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral.
Informações dão conta de que o prefeito condenado Arlindo Garrote está em Maceió junto com toda sua bancada, traçando as diretrizes futura; inclusive a presidenta do Legislativo, Elza Moura que em fevereiro assumiu a Prefeitura, por ocasião de sua prisão, acusado de articular uma quadrilha que desviou dos cofres públicos de Estrela de Alagoas cerca de um milhão de reais em gestões passadas quando sua mãe Ângela Garrote comandava a Prefeitura, ela que também foi presa por determinação da Justiça a pedido do Gecoc. Arlindo Garrote que também é presidente do Cigip- Consórcio Intermunicipal de Iluminação Pública foi reconduzido ao cargo de prefeito no dia 26 de março. Como não alcançou mais de 50% dos votos válidos na eleição passada, Arlindo se perder perante o Tribunal Eleitoral, quem assume a prefeitura é a segunda colocada, Geralda Ferro, sem precisar que haja outra eleição.
Por Edmilson Teixeira
a compra de votos é tradicional em estrela pela família garrote, por isso que a séculos eles estão no poder. democracia aqui é uma coisa que nao existe, ou vota ou morre e pra achar um jeito de sair mais disfarçados eles compram votos