“Só tem favelado”, diz influencer sobre faculdade particular do DF
Um estudante do curso de administração do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) causou revolta nos demais alunos da faculdade após declarar, em um vídeo postado nas redes sociais, que há apenas “favelados” matriculados na instituição. Leonardo Avila (foto em destaque) é influenciador digital e postou as declarações numa rede social em que acumula quase 234 mil seguidores e milhões de visualizações. O IDP informou à coluna que instaurou um procedimento para apurar a conduta do estudante.
O criador de conteúdo, que estuda no campus da Asa Norte, em Brasília, começa o vídeo dizendo que sua mãe autorizou que ele mude de instituição de ensino, mas explicou que já fez a troca outras vezes e, por isso, está se sentindo mal. “Eu já troquei de faculdade três vezes e, aparentemente, não gosto nem das pessoas nem das faculdades que faço.”
O influencer e estudante de administração é filho de Leonardo Oliveira de Ávila, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF).
“É porque o povo, pelo menos na minha faculdade, não é só pobre de dinheiro, é pobre de tudo, entendeu? O povo ainda fala: ‘Nossa, Léo, mas a sua faculdade é cara’. É cara, mas qualquer um arruma um jeito de pagar aqui, porque só tem favelado”, riu.
Leonardo finaliza o vídeo dizendo que tem receio de trocar de instituição e acabar se arrependendo outra vez. “Vocês já passaram por isso?”, questiona o estudante.
O vídeo foi amplamente compartilhado entre alunos da instituição, que demonstraram indignação com as falas. “Vejam esse vídeo. É assim que alguns enxergam os colegas de faculdade: como ‘favelados’, só porque são bolsistas ou não têm grana”, escreveu um estudante.