Jovem faz cirurgia para tratar endometriose e descobre que teve órgão retirado sem permissão
Uma jovem de 23 anos que passou por uma cirurgia de rotina disse que acordou com um “órgão extra” faltando. Bella foi submetida ao procedimento no início deste ano para tratar a endometriose, uma condição dolorosa que faz com que tecido cresça fora do útero. Diagnosticada com uma forma moderada da doença, Bella sentia dores intensas.
Mas quando ela acordou da cirurgia, os médicos disseram que não pararam apenas na remoção dos tumores ao redor do útero. “Sabe o que é loucura? Fiz uma cirurgia de endometriose, acordei e eles disseram: ‘Ei, tiramos seu apêndice.'” Embora os médicos tenham garantido que a doença não havia se espalhado para o apêndice, eles o removeram como precaução para que a apendicite pudesse ser descartada, caso ela sentisse mais dores pélvicas.
Em um vídeo do TikTok postado na semana passada, que teve mais de 500 mil visualizações, Bella disse: “Então você tirou todo o meu órgão que era saudável e totalmente normal só para que alguém acreditasse em mim no futuro?”
Em um novo vídeo compartilhado mais tarde, ela disse que aprovou a cirurgia para remover o DIU e a “excisão da endometriose”. Este é normalmente um procedimento laparoscópico, que envolve fazer uma pequena incisão e então inserir um tubo no abdômen com uma câmera, conforme a Cleveland Clinic. No entanto, ela afirma que a documentação cirúrgica também listava “apendicectomia laparoscópica”.
Bella disse: “Então não, eu não assinei isso.” Ela disse que foi avisada de que sua endometriose poderia ter se espalhado para o apêndice, bexiga, cólon ou útero, e ela concordou em fazer uma cirurgia nesses órgãos, se necessário. No entanto, disseram-lhe que seu apêndice estava completamente saudável.
O apêndice — um pequeno órgão tubular, com cerca de 10 cm de comprimento, localizado na região inferior direita do abdômen — foi considerado inútil por muito tempo, embora pesquisas recentes sugiram que ele pode ter “benefícios invisíveis”. Em um estudo, pesquisadores disseram que ele pode atuar como uma “reserva natural” para bactérias saudáveis devido à sua capacidade de se estender para diferentes partes do intestino. Pesquisas adicionais mostraram que o apêndice evoluiu diversas vezes, o que pode aumentar a longevidade em mamíferos ao longo do tempo, já que suas bactérias saudáveis podem reduzir o risco de infecções mortais.
A apendicectomia é considerada um procedimento simples, embora possa apresentar riscos, como hematomas, sangramento, coágulos sanguíneos, obstruções intestinais e hérnias. Vários usuários expressaram seu choque com a história de Bella. Um disse: “Mas por que eles não avisaram antes que iriam removê-lo?” Uma usuária chamada Marianna disse: “Como alguém sem apêndice… eles também não acreditam em você depois… espero que isso ajude.” A espectadora Ashlee Roberts disse: “Eu teria concordado com isso, mas como você não vai nem me contar primeiro?”