Romeiros de Frei Damião estão sendo esperados para três dias de grande festa em Palmeira dos Índios

 

A cidade de Palmeira dos Índios, no agreste alagoano, se prepara para receber milhares de romeiros neste final de semana, de sexta a domingo, durante as Santas Missões, também conhecidas como a romaria de Frei Damião. O evento se destaca a cada ano, e agora em 2024, o tema é: ‘Com Frei Damião caminhamos na esperança da vida eterna’. Essa temática reforça a essência de fé que permeia todos os momentos da festividade.

O ponto culminante da celebração ocorrerá no distrito de Canafístula, que exatamente há dois anos ganhou um belo santuário. Essa construção é marcada pela presença da maior imagem de Frei Damião já vista em Alagoas, com seus 22 metros de altura, um símbolo de devoção que atrai fiéis de todo o Nordeste. De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a Vila como é conhecida, recebe todos os anos, milhares de romeiros que vêm prestar homenagem, pedir ou agradecer alguma graça ao Frei Damião.

Toda uma estrutura está sendo montada para garantir que a festa religiosa ganhe força no cenário nordestino. A participação da comunidade é fundamental, e a expectativa é de que, assim como em anos anteriores, muitos momentos de emoção e fé marquem a romaria. O evento reforça a vocação natural de Palmeira dos Índios e Canafístula como locais de importância religiosa, onde o amor e respeito pelo santo são evidentes. Prepare-se para três dias de celebração, espiritualidade e comunhão!

Perfil 

Frei Damião (1898-1997) foi um religioso católico italiano. Durante 66 anos peregrinou por diversas cidades do Nordeste Brasileiro levando a evangelização. Lá em Palmeira dos Índios, sempre se hospedou em Canafístula, curando gente e mais gente de todas as partes da região.  O pedido de canonização do frei foi aberto em 2013.

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Província de Lucca, na Itália, no dia 05 de novembro de 1898. Filho dos camponeses italianos Felix e Maria Giannotti teve uma importante formação católica. Foi batizado com o nome de Pio Gionnotti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *