Veja os motivos que podem levar à eliminação da prova do Enem 2024
O primeiro dia de aplicação do Exame do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (3/11). Nesta edição, cerca de 4 milhões de estudantes se inscreveram para buscar uma vaga na universidade. O exame tem regras rígidas no momento de aplicação e, caso o candidato descumpra as leis estabelecidas, pode ser eliminado.
Para entrar na sala de aplicação do exame, o estudante deve apresentar um documento com foto. Caso o inscrito disponibilize documentos falsos, ou permaneça no local de prova sem documentação de identificação válida, ele pode ser eliminado.
Outro ponto que pode levar à retirada do candidato é desrespeitar ou descumprir as orientações da equipe de aplicação e as regras contidas no edital, como perturbar, de qualquer modo, a sala de provas.
Qualquer tentativa de comunicação com outro candidato, a partir das 13h, será considerada infração e será eliminada da prova. Ou também utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do exame.
O uso de qualquer informação impressa também é proibido, bem como registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização do exame ou qualquer material utilizado no Enem.
Sair da sala de aplicação antes do horário mínimo de permanência sem a supervisão do fiscal também é motivo de eliminação.
Enem
Os estudantes vão retornar no próximo domingo (10/11) para o segundo dia do Enem. O último dia do exame se desdobra em 45 questões de ciências da Natureza e suas tecnologias, juntamente com 45 questões de matemática e suas tecnologias.
Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para realizar as provas no segundo e último dia.