Crianças já podem voltar a ser imunizadas contra a Covid-19
Crianças de seis meses a menores 11 anos de idade poderão voltar a ser imunizadas contra a Covid-19. A vacinação para o público infantil estava suspensa desde o último dia 3 de outubro, por falta de doses.
A retomada será possível porque na última terça, dia 29, Alagoas recebeu nova remessa com 21 mil doses de vacina contra o coronavírus. A capital será contemplada com um total de 5.160 doses, o que representa o maior quantitativo entre os 102 municípios alagoanos. Todos receberão o imunizante da Moderna.
Conforme o Ministério da Saúde, as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade devem receber duas doses do imunizante Modena, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda.
A Secretaria Municipal de Saúde está ultimando os detalhes da logística para reiniciar a vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde não divulgou informações sobre o recebimento de doses da vacina para os demais públicos, cuja campanha está suspensa, em Maceió, desde o último dia 15, por falta de doses.
Cobertura vacinal ultrapassa os 81% na capital alagoana
A cobertura vacinal contra a Covid-19 em Maceió já chegou a 81% da população adulta totalmente imunizada. A população adolescente (entre 12 e 17 anos) totalmente imunizada soma 65,95%. Entre a população pediátrica (que compreende entre 5 a 11 anos) totalmente imunizada alcança a casa dos 40,76% e a população pediátrica (de seis meses a quatro anos) totalmente imunizada é de apenas 2,17%.
Do total de vacinas recebidas, os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que inclui os municípios da Zona da Mata, Vale do Paraíba e dos Litorais Norte e Sul, já estão liberados a receberem suas cotas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, na capital alagoana.
Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, situados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, poderão receber as suas cotas da vacina contra a Covid-19 em Arapiraca.
Conforme a enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, para fazer a retirada das cotas a que cada cidade tem direito, é necessário que as secretarias municipais de Saúde façam a solicitação por meio Sistema de Informação de Insumos Estratégicos, conforme determina o Ministério da Saúde.