Frente fria no Sudeste espalha poluição para o interior do Brasil


Uma nova frente fria deve aliviar a seca e o calor extremo no estado de São Paulo a partir deste domingo (15), segundo o Climatempo.

A massa de ar mais gelada será a primeira em setembro com grande amplitude e quebrará temporariamente a onda de calor intensa dos últimos dias no estado.

Por exemplo, enquanto a previsão para este sábado (14) é de temperatura máxima de 35°C na capital paulista, a máxima no dia seguinte é de apenas 21°C.

Nesse domingo (15), o céu deve ficar nublado com possibilidade de garoa durante o dia todo. Segundo o Climatempo, a chance de chuva é de 81%.

A agência aponta que a Baixada Santista e a divisa entre São Paulo e Paraná devem ter chuvas de mais de 60 mm, devido à combinação entre a frente fria e a circulação de ventos do oceano para o continente.

No interior paulista, há a possibilidade de chuva preta devido à alta concentração de fumaça das queimadas no estado. O fenômeno já foi visto na manhã desta sexta-feira (13) na região serrana de Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil de SP, 21 municípios enfrentam incêndios florestais nesta manhã. O estado está há quase um mês com focos ativos de queimadas.

A agência de meteorologia ainda afirma que a frente fria deve durar alguns dias antes do retorno das temperaturas quentes.

Calor antes do frio

Antes da chegada do frio, o estado paulista deve enfrentar mais alguns dias de calor extremo devido ao efeito pré-frontal.

Esse fenômeno ocorre quando o ar quente, que antecede a frente fria, é comprimido pelo avanço do ar gelado, aumentando ainda mais as temperaturas.

Como resultado, a capital paulista pode alcançar os 35°C, superando o recorde anterior de 34,7°C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *