Como foi o procedimento “doloroso” que Zezé Di Camargo realizou para ser pai?

 

Graciele Lacerda, aos 43 anos, espera seu primeiro filho com Zezé Di Camargo, que tem 61. O casal estava em tratamento para conceber há quatro anos.

Devido à vasectomia de Zezé, ele precisou se submeter a um procedimento “doloroso”, nas suas próprias palavras, para a extração de espermatozoides.

Como é esse procedimento?

Graciele Lacerda engravidou através de fertilização in vitro. Esse método envolve induzir a mulher a uma superovulação — uma técnica onde tanto sêmen quanto óvulos são coletados para serem fertilizados em um ambiente laboratorial.

Para homens que passaram por vasectomia, como Zezé Di Camargo, existem duas opções principais para a coleta de espermatozoides. Uma é a reversão cirúrgica da vasectomia, que é viável. A outra é a utilização da fertilização in vitro (FIV).

Nesse caso, como ele não ejacula espermatozoides, nós temos que tirar espermatozoides dentro do testículo, porque, lembrando, a vasectomia nada mais é do que a obstrução dos ductos deferentes, que são os canais que levam os espermatozoides do testículo até a uretra, onde eles vão ser ejaculados Marcelo Horta Furtado, supervisor da disciplina de reprodução da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

Existem quatro métodos para a coleta de espermatozoides sem reverter a vasectomia. Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico do Fertipraxis Centro de Reprodução Humana, esclarece que “idealmente, esse processo deve ser feito sob sedação e complementação com anestesia loco-regional.”

Confira como a coleta pode ser feita:

  1. PESA (Punção Aspirativa com Agulha de Epidídimo): Utiliza-se uma agulha para realizar a punção do epidídimo, que é a estrutura acima dos testículos onde os espermatozoides são armazenados após serem produzidos.
  2. TESA (Aspiração Testicular de Espermatozoides): Semelhante ao PESA, mas a aspiração é feita diretamente no testículo, não no epidídimo.
  3. TESE (Extração de Espermatozoides Testiculares): Neste método, o testículo é acessado por meio de uma intervenção cirúrgica, onde é dissecado e uma amostra é extraída para obtenção de espermatozoides.
  4. MicroTESE (Extração de Espermatozoides Testiculares por Microdissecção): Este é um procedimento cirúrgico mais complexo e demorado, normalmente durando entre uma e duas horas. Durante a microTESE, o testículo é aberto e microdissecado em quadrantes sob visualização de um microscópio cirúrgico, e os túbulos seminíferos são explorados para a coleta de espermatozoides.

Sou vasectomizado, então ela não engravida por vias normais do casal [relação sexual]. Então eles têm que tirar de mim, com uma punção, o esperma. Esse procedimento é feito com uma agulha que injeta [nos testículos], puxa sugando [os espermatozoides], e é bem dolorido, inclusive Zezé Di Camargo ao Correio Braziliense, em outubro de 2023.

Após a coleta, os gametas são levados ao laboratório, onde cada óvulo é fertilizado por um espermatozoide.

Esses óvulos fertilizados então são colocados para cultura e depois de três ou cinco dias, os embriões são transferidos para o útero da mulher esclarece Furtado.

Vasectomia afeta fertilidade?

A vasectomia não afeta diretamente a fertilidade masculina. A busca por espermatozoides saudáveis não é comprometida pelo procedimento. No entanto, estudos indicam que após três a cinco anos da intervenção, pode haver uma redução na qualidade dos espermatozoides, como explica o médico Roberto de Azevedo Antunes.

De toda forma, já temos relatos de tratamentos realizados com sucesso em pacientes vasectomizados há mais de 20 anos afirma Antunes, que supervisiona o Ambulatório de Infertilidade Conjugal do HUCFF-UFRJ e é diretor da Associação Brasileira de Reprodução Assistida.

Se o homem está infértil devido à obstrução [dos canais], e não por um defeito na produção dos espermatozoides, as chances [de o procedimento dar certo] são muito boas Marcelo Horta Furtado, supervisor da disciplina de reprodução da SBU.

A decisão entre a reversão da vasectomia e a Fertilização In Vitro (FIV) é individualizada para cada casal.

Ambos os procedimentos apresentam possíveis complicações para o homem e a mulher, envolvendo diversos fatores como o número desejado de filhos, a fertilidade e considerações morais e religiosas. Ademais, é importante ressaltar que o sucesso da reversão da vasectomia nem sempre é garantido.

A reversão da vasectomia é uma técnica com sucesso limitado, que vai depender da capacidade de reconectar os ductos deferentes [canais que transportam o esperma] dos pacientes previamente vasectomizados. Muitas vezes essa reconexão não é possível, por outras, ainda que possível, não é bem-sucedida. Dessa forma, uma recomendação que é sempre feita para homens que pensam em fazer uma vasectomia é a de congelar amostras de sêmen antes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *