Alagoas: 9 municípios fazem parte do Circuito do Frio

 

Muitas pessoas ainda não sabem que existem municípios alagoanos que registram baixas temperaturas durante o inverno. Dá para vestir um casaco, degustar um vinho ou um chocolate quente e curtir um frio típico de montanhas, sobretudo à noite. A chegada do inverno, que começou no último dia 21 de junho, permite ao alagoano fazer um tipo de turismo conhecido como Circuito do Frio.

Nesta época do ano, quem se acostumou com o calor do litoral pode conhecer algumas cidades com clima mais ameno e com brisa fria. Espalhadas entre a zona da mata, agreste e até no sertão, oito cidades se destacam neste roteiro: Boca da Mata, denominada como Princesa das Serras; Mata Grande, com seus 635 metros acima do nível do mar e clima temperado; Quebrangulo, com seu clima bastante frio no inverno; Viçosa, que do circuito do frio é conhecida como a “Princesa das Matas”; e Murici, com suas florestas e cachoeiras.

Mas quatro cidades chamam a atenção neste roteiro. A mais famosa, Mar Vermelho, conhecida como a Suíça alagoana, que já entrou para o calendário turístico nacional; Ibateguara, a terra do frio e de muitas cachoeiras; Água Branca, que é um convite de passeio pela história e cultura local no Sertão; e Palmeira dos Índios. Esses quatro municípios têm em comum o fortalecimento da potencialidade turística através dos Festivais de Inverno em Alagoas.

Tanto é que os gestores lançaram durante a semana a 2ª edição do Circuito Alagoano de Inverno, que vai acontecer entre julho e agosto. Nos dias 19, 20 e 21 de julho tem início a primeira etapa com o Festival de Inverno de Água Branca, o FIAB. Logo em seguida, será o Festival de Inverno de Palmeira dos Índios, FIPI, de 17 a 20 de agosto. A terceira etapa será em Mar Vermelho, nos dias 23 e 24 de agosto, e finalizando, em Ibateguara, o FIBAI, nos dias 30 e 31 de agosto.

A rota do Circuito Alagoano de Inverno pretende proporcionar o fomento na geração de emprego, fortalecer a economia criativa, além de movimentar as agências de turismo e setores hoteleiros de cada município e regiões vizinhas.

Os quatros municípios estão situados em serras que favorecem temperaturas baixas nos meses de junho a agosto, atraindo turistas de toda parte do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *