Maceió possui 570 áreas de risco

 

Maceió tem mais de 570 pontos de risco próximos às encostas distribuídos em grandes sete áreas distintas espalhados em vários bairros da capital. Os números são extensos e deixam em alerta a Defesa Civil de Maceió. A população fica apreensiva a qualquer sinal de mudança de tempo.

As chuvas do último final de semana desalojaram cinco pessoas que estão abrigadas temporariamente na casa de parentes. A maior parte das ocorrências foi registrada nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes.

A Defesa Civil da capital explicou que as ações preventivas foram iniciadas desde janeiro e outros cuidados mais efetivos como as contenções de encostas foram iniciados anteriormente. Paralelamente, outras atitudes como limpezas de galerias, desobstrução de canais e aplicação de lona são feitas com maior frequência.

Entre os pontos de risco existentes em Maceió e que estão recebendo melhorias, a Defesa Civil destacou a Avenida Governador Afrânio Lages, no Jacintinho, popularmente conhecida como Leste-Oeste. No local, está ocorrendo a estabilização da encosta.

Na Grota da Alegria no Benedito Bentes, outro ponto de risco, foi realizada a proteção de encosta com geomanta. A Ladeira Doutor Geraldo Melo dos Santos, no Farol, também é considerada um ponto de risco. Lonas estão sendo aplicadas no local.

Moradores da comunidade do Bolão, no bairro do Farol, não tiram os olhos das janelas de olho nas chuvas. A dona de casa Marlene Mari Alves dos Santos, 74 anos, contou que basta sentir uma gota de água de chuva para olhar constantemente para os fundos da residência em que mora com toda família.

“Já vi muito vizinho se mudar daqui. Alguns indo até para o interior. Eu não saio porque não tenho para onde ir. E, na verdade, acho que não devemos sair. A Prefeitura tem condições de reparar a barreira, dando sustentação para garantir a nossa segurança dentro de casa. O inverno já acabou. Sei disso, mas a chuva vem no tempo de Deus. Ninguém pode controlar as chuvas, mas pode controlar a queda da barreira”, afirmou, apontando para o perigo que tem no quintal de casa.

A Defesa Civil de Maceió garantiu que o órgão está monitorando constantemente as áreas de risco.

O tempo em Alagoas deve continuar instável ao longo dos próximos dias, com destaque para esta sexta (24), segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A meteorologista Fernanda Liz afirmou que pode chover com uma intensidade um pouco maior em pontos isolados da metade leste do Estado como no Litoral, Litoral Norte e Zona da Mata Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *