Senador negocia para ser vice de JHC

Aliado do prefeito de Maceió, JHC (PL), favorito à reeleição no atual cenário político da capital, o senador Rodrigo Cunha (Podemos), confirma que está em tratativas com o gestor para compor nas eleições deste ano no cargo de vice-prefeito. Hoje, JHC não conta com vice, já que Ronaldo Lessa é o vice-governador do Estado, eleito na chapa do MDB, liderada por Paulo Dantas.

O senador admitiu que as negociações estão em andamento e que o diálogo com o prefeito tem sido positivo.

“Estamos na mesa de negociação positiva para que se tenha uma segurança na condução da gestão na próxima eleição e no próximo mandato”, afirmou Cunha, destacando ainda a importância da parceria com JHC, a quem considera um grande amigo e aliado, e ressaltou seu papel como o parlamentar que mais aporta recursos para Maceió.

Além da aliança com JHC, Rodrigo Cunha lembrou que é dirigente do Podemos em Alagoas, partido que compõe a base de apoio do prefeito. Ele destacou que o partido está em posição de “pleitear espaços na construção e manutenção da atual gestão”.

Se os debates avançarem, a confirmação de Rodrigo Cunha para ser o vice tende a ser oficializada somente no período das convenções partidárias, no final de julho.

Politicamente, a negociação entre Rodrigo Cunha e JHC reverbera em outro cenário político, já que a mãe do prefeito, Eudócia Caldas, é a primeira suplente do senador.

O contexto político que se apresenta agora é o seguinte: o prefeito JHC está como favorito para ser reeleito. Nos bastidores, cogita-se a possibilidade de o gestor da capital disputar o Governo do Estado em 2026. Assim, Rodrigo Cunha assumiria a Prefeitura de Maceió, Eudócia Caldas chegava ao posto de suplente, e JHC montaria uma chapa para disputar o governo.

Enquanto as negociações avançam, Rodrigo Cunha continua a trabalhar intensamente na conquista de eleitores, com os olhos voltados para as eleições de 2026. Uma de suas apostas é que ele pode ser um beneficiário da disputa entre os senadores Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP), que têm perfis políticos semelhantes. Cunha projeta que pode se tornar o segundo voto tanto de um quanto do outro, fortalecendo ainda mais sua posição política no estado, caso a possibilidade de ser o vice de JHC não se concretize.

VICES

No cenário dos vices para os nomes que estão postos em pré-candidatura à Prefeitura de Maceió, até o momento apenas o PT já comunicou que já escolheu a vice. O partido tem Ricardo Barbosa na cabeça de chapa e Eliane Silva, liderança nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, como vice. O MDB, do deputado Rafael Brito, ainda discute sobre quem pode ser o vice. Já a pré-candidatura do ex-deputado estadual Lobão (SD), ainda não divulgou quem será o vice.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *