Cisp de Maceió é o primeiro do tipo 3 no estado
O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), inaugurado na manhã desta quarta-feira (17) pelo Governo do Estado é o primeiro do tipo 3 no estado. O equipamento está localizado na Avenida Siqueira Campos, no bairro do Trapiche da Barra, parte baixa de Maceió.
Com investimento de R$ 16,7 milhões, o prédio do novo Cisp da capital conta com 15 alojamentos, refeitório, quadro esportiva e vai abrigar aproximadamente 300 agentes de Segurança Pública. Trabalharão no mesmo equipamento as equipes da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e brevemente a Polícia Científica do Estado de Alagoas (PO/AL).
O equipamento inaugurado hoje se soma a outros 52 já em funcionamento em todo o estado. São 44 unidade do tipo 1 e oito, do tipo 2.
O governador Paulo Dantas destacou a importância do equipamento para a população de Maceió. “Esse equipamento público de altíssimo nível vai dar as melhores condições para a polícia militar combater o crime. Vão trabalhar aqui mais de 150 policiais do sexo masculino e do sexo feminino também, um investimento de quase R$ 20 milhões”, ressalta.
Dantas também ressaltou que a obra representa mais oportunidade e mais emprego para o estado. “Isso garante para as empresas, para a iniciativa privada, que o estado é um estado consolidado do ponto de vista fiscal, o estado que tem planejamento, que tem uma boa equipe técnica e que vai tocar todos os seus projetos adiante”, avalia.
Conforme o governador, o Estado vai continuar estruturando a área da segurança pública cada vez mais. “Porque dessa forma a gente atrai mais turistas, mais atividade econômica, mais investimentos privados. Porque o turista, se for para um estado que tenha muita violência, ele prefere não ir, ele prefere ir para outro lugar. Então é por isso que o nosso turismo, agora no mês de dezembro e agora em janeiro, ele tem batido recordes de ocupação e a gente fica muito feliz”.
CONCURSO
Paulo Dantas diz que para isso tem investido também em material humano, com a realização de concurso na área de segurança e contração de novos profissionais. “Fizemos também o concurso para delegado, para nós termos as condições mais adequadas de investigar quem comete crime e colocar na cadeia. Vamos chamar também, no primeiro momento, 50, e tem a possibilidade de chamar mais 50. Então, de quando eu assumi para cá, nós já nomeamos aproximadamente 3 mil homens, já promovemos na Polícia Militar mais de 3 mil mulheres e homens também”, reforça o governador.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destaca que mais um CISP tipo 3 deverá ser inaugurado em breve na capital. “Nós já estamos com outra construção pronta, um CISP igual a esse no Benito Mendes. Está faltando apenas os equipamentos. Lá, como o governador já adiantou, vai ser a Dracco. Nós estamos lá, já vizinhos ao 5º Batalhão, vamos ter também o Bombeiros, vamos levar para lá também o Posto de Identificação. E também já estamos iniciando as obras de mais dois Cisps do tipo 3 em União dos Palmares e em Santana do Ipanema”, adianta.
EMENDAS
Segundo o deputado federal Isnaldo Bilhões, propositor de emendas para a obra do Cisp-3, junto com o senador Renan Filho, essa é a prova que o modelo de indicação de emendas parlamentares de bancada ao orçamento da União, deve ser feita para obras estruturantes, com equipamentos atuais, essenciais para a sociedade dos estados, dos municípios e do país.
“Esse equipamento é um exemplo, um equipamento de última geração, um exemplo para todo o país. Levarei ao novo ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, para que esse modelo seja adotado pelo governo federal, oferecendo na programação de governo a oportunidade dos estados também adquirirem e não apenas por emendas parlamentares. Eu sempre falo e sou um crítico lá no Congresso Nacional e ainda bem sou um exemplo junto com o senador Renan que a gente tem que defender os maiores volumes de orçamento para ações como esta dentre outras”, defendeu Isnaldo Bulhões.
“Então aqui em Alagoas, de forma muito especial, foram dois anos alocando recursos, eu e o senador Renan, dois anos cada ano na ordem de 24 milhões de reais, somando 48 milhões para a segurança pública de Alagoas, ou seja, nunca parlamentares alocaram, eu tenho certeza disso, um valor tão significativo em toda a história do nosso estado para a segurança pública, para o governo de bombeiros, a polícia militar e a polícia civil”, reforçou o parlamentar.
Isnaldo também destacou que tudo isso não seria possível sem a motivação ao trabalho do Governo do Estado, já que o recurso colocado foi decidido pelo Estado para a construção de dois Cisps Tipo 3 com aquisição de novas viaturas, helicóptero de última geração com autonomia diferenciada, piloto automático, voo noturno, que logo no segundo semestre será entregue.
“Hoje Alagoas vive em outro patamar, no que diz respeito à segurança pública, ao combate à violência”, concluiu.