Papa Francisco defende proibição global da ‘Barriga de Aluguel’ em discurso no vaticano

Por Alessandra Conceição

O papa Francisco expressou sua forte oposição à prática de “barriga de aluguel” durante um discurso no Vaticano nesta segunda-feira (8), pedindo uma proibição global dessa prática. O pontífice, de 87 anos, considera a gestação de aluguel uma violação grave da dignidade da mulher e da criança, baseada na exploração de situações de necessidades materiais da mãe.

A prática ética da “barriga de aluguel” já é ilegal em muitos países em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, proíbe a comercialização da gravidez, exceto quando há vínculo sanguíneo entre a gestante e o casal. O Papa reforçou seu repúdio à gestação de aluguel, destacando preocupações éticas em relação à exploração das mulheres em situações vulneráveis.

Além disso, o pontífice reafirmou a condenação da ideologia de gênero, considerando-a “extremamente perigosa” por anular as diferenças entre os sexos. Ele alertou sobre os riscos dessa teoria, que propõe uma compreensão mais complexa e fluida do gênero, indo além das categorias binárias tradicionais de masculino e feminino.

Vale lembrar que, em dezembro de 2023, o papa Francisco autorizou padres a concederem bênçãos a casais do mesmo sexo, marcando um avanço significativo na postura da Igreja Católica em relação à comunidade LGBTQ+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *