Presidente Lula entra em recesso e retorna em 2024 destacando diálogo e articulação governamental
Por Júlia Maria
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia seu recesso nesta terça-feira (26) e planeja retornar no próximo ano, em 3 de janeiro, conforme anunciado durante a abertura da última reunião ministerial, realizada em 20 de dezembro. Durante o encontro, que continuou de forma reservada, Lula elogiou a articulação governamental e expressou a intenção de manter o diálogo como peça fundamental em sua abordagem de governar.
O g1 apurou que o presidente passará o recesso na base naval de Restinga da Marambaia, acompanhado da família e da primeira-dama, Janja. Na mesma reunião, Lula destacou a importância do diálogo com os partidos e concentração nas negociações no Congresso Nacional como estratégias chave para o ano de 2024.
“A gente vai continuar no ano de 2024 com esse mesmo jeito de governar: conversando com todo mundo, perde alguma coisa, ganha outra coisa, mas estabelecer como regra extraordinária a capacidade de conversação, a capacidade do diálogo”, afirmou o presidente. Ele ressaltou a necessidade de evitar confrontos e apostou na inteligência sobre a ignorância nas tomadas de posição governamentais. A exceção do ministro Carlos Lupi, todos os ministros estiveram presentes na reunião de balanço do primeiro ano do governo Lula 3, junto com líderes do governo, o assessor especial Celso Amorim e presidentes de bancos públicos, da Petrobras e dos Correios. O ministro Lupi foi representado pelo secretário-executivo, Wolney Queiroz.
*Com informações de G1