Rafael Brito pode ser o vice que Paulo Dantas precisa
Todo político, dizem, sonha em governar seu Estado ou país. Poucos tem a chance sequer de disputar a vaga de governador ou presidente. Para outros, parece coisa do destino.
O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), por exemplo, não tinha em seus planos mais imediatos nenhum projeto para disputar o governo. E de repente, seu nome surge por fatores inesperados. A dupla vacância do cargo, que deve acontecer com a saída de Renan Filho do governo, vai levar Alagoas a eleger um governador tampão.
A vaga caiu no colo de Paulo Dantas – literalmente. Líder da maioria na Assembleia Legislativa, muito próximo de Marcelo Victor, amigo pessoal de Renan Filho e Renan Calheiros e aliado de Arthur Lira e com fama de honrar a palavra abriu os caminhos entre os líderes políticos. O histórico positivo na gestão municipal e a liderança reconhecida no sertão, por outro lado podem ajudar na disputa pelo voto popular.
Se o “critério” que coloca Paulo Dantas como provável sucessor de Renan Filho, já a partir de abril, servir para a escolha de seu companheiro de chapa, no colo de quem cairia a vaga de vice?
Pelo grupo de Arthur Lira, só um nome está no páreo, o da deputada estadual Jó Pereira (MDB). A parlamentar dispensa apresentação. Reúne todas as condições para isso, mas pelo que se sabe, tem maior aproximação com outro pré-candidato a governador, o senador Rodrigo Cunha (PSDB).
Se for escolher no time de Renan Filho, os nomes que estão postos, hoje, Paulo Dantas teria
Fábio Farias, Zé Wanderley, George Santoro e Rafael Brito. Com características diferentes, todos tem em comum relação de confiança com o governador Renan Filho.
Numa avaliação inicial, Rafael Brito desponta com algumas diferenças que lhe dão mais chaces de somar na chapa de Paulo Dantas. Tem boa relação com a Assembleia Legislativa, inclusive com a oposição, é o secretário de Estado com melhor relacionamento no setor produtivo de Alagoas e tem bom trânsito em instituições como TC, MP e TJ.
Faltava a Rafael Brito a popularidade que ele começa a conquistar na Secretaria de Educação. Durante evento realizado nesta quinta-feira (17/02), ao lado de Renan Filho e Paulo Dantas, o secretário foi chamado de “Tio Rafa”. Com o peso de mais de 300 escolas, quase 200 mil estudantes e mais de 15 mil servidores, a Educação pode dar o vice que Paulo Dantas precisa.
Compromisso com a Educação
Durante o evento realizado no Centro de Convenções hoje, o Avança Escola 10, Paulo Dantas sinalizou que vai manter ações na Educação.
“Ver o auditório do Centro de Convenções cheio de jovens, que estão felizes em voltar a estudar, é a prova de que nosso trabalho vale a pena. Este ano, as matrículas cresceram 30% na rede pública. Agradeço a atenção do governador @renanfilho15 em valorizar meu empenho como relator do projeto de lei que criou o Cartão Escola 10, uma importante ferramenta para colocar o aluno na sala de aula.Uma bonificação necessária para o estudante aprender, com tranquilidade, já que muitos passaram a ajudar em casa, a comprar seus materiais escolares com os recursos disponibilizados”, disse Dantas.
“Minha alegria é maior em saber que fui o relator da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos servidores da Educação, atendendo também a quem cumpre a importante missão de educar nossos jovens.