Delegação visita Unidade de Beneficiamento de Frutas de Igaci para missão de avaliação sobre investimentos
O município de Igaci recebeu a visita do presidente da Associação Das Industrias Processadoras De Frutos Tropicais, Etelio de Carvalho Prado acompanhado por Elisangela Maria, engenheira Ambiental e Técnica do COBRAPE, -responsável pela elaboração de projetos juntos ao BIRD, CAF e Fundo Filândia- e Luiz Gonzaga da ZMF representações e projetos, que atua no Nordeste junto ao Projeto Agroindustriais de Beneficiamento de Frutas para conhecer o projeto da Unidade de Beneficiamento de Frutas do município.
Ciceroneados pelo presidente da Carpil e coordenador da Rota da Fruticultura em Alagoas, Luciano Monteiro, os representantes foram recebidos pelo prefeito Oliveiro Torres Piancó, pelo vereador de Palmeira dos Índios, Madson Monteiro e o engenheiro da prefeitura de Igaci, João Paulo Amorim e realizaram visitas a área do projeto.
O intuito da visita foi viabilizar projetos de fundo de desenvolvimento de apoio a ampliação da fábrica, organização de mercado, logística e acompanhamento nos primeiros três anos de funcionamento da unidade, assim como também, apoio aos demais projetos da Rota da Fruticultura Alagoana. O objetivo é apoiar tecnicamente e financeiramente a unidade, e cumprir nos próximos dias, uma missão de avaliação sobre futuros investimentos e até fevereiro de 2020 devem elaborar programas de desenvolvimento que será submetido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo da Finlândia e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Os envolvidos na Rota da Fruticultura devem apresentar um programa de investimento para fechar convênio com o Banco da Finlândia e apresentar os projetos ao BID e CAF, que devem ser analisados pelo compromisso com o meio-ambiente, social e desenvolvimento de forma integrada.
CAF
O Banco de Desenvolvimento da América Latina tem por objetivo promover um modelo de desenvolvimento sustentável, por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.
BID
As áreas atuais de intervenção do Banco incluem três desafios de desenvolvimento – inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica – e três temas transversais – igualdade de gênero e diversidade, mudança climática e sustentabilidade do meio ambiente, e capacidade institucional do Estado e Estado de direito.