Profissionais da saúde de Igaci participam de capacitação em “Urgências Clínicas e Traumas” em Arapiraca
Dentre os princípios que guiam as ações da Prefeitura de Igaci por meio da Secretaria de Saúde, está a excelência em assistência à saúde e a qualificação de seus profissionais, em um permanente processo de reavaliação e renovação de métodos a serviço do povo igaciense.
Seguindo as determinações do prefeito Oliveiro Torres, a equipe do Mini Hospital Santina Toledo, nos profissionais de enfermagem, técnicos e condutores, participaram de uma treinamento nesta quarta-feira (25), em Arapiraca.
O treinamento tratou de “Urgências Clinicas e Traumas”, momento privilegiado de capacitação proporcionado pelo Samu.
Os profissionais receberam importante suporte a respeito das condutas no auxílio às vítimas politraumatizadas e esclareceu os passos que são necessários para um atendimento de excelência. Por meio do “ABCDE do Trauma”, busca-se tratar as lesões com risco de vida iminente, verificando (A) as vias aéreas com proteção da coluna cervical, (B) respiração e ventilação, (C) circulação com controle da hemorragia, (D) estado neurológico, e (E) exposição/controle da hipotermia. As condições que implicam em risco de vida devem ser identificadas e seu tratamento deve ser instituído simultaneamente, buscando estabilizar o paciente em obediência a prioridades definidas pela classificação.
“Gostaria de agradecer a todos que se disponibilizaram em participar desse momento importante de atualização e aprendizado. Agradecer ao prefeito Oliveiro por sempre apoiar nossas ações, sempre preocupado com a melhoria dos nossos serviço. Agradecer ao Samu de Arapiraca, a nossa diretora administrativa, Rafaella pela iniciativa, ao coordenador de transporte Murilo por sempre nos apoiar quando necessitamos, ao coordenador de enfermagem José Martins e Joaci por estar sempre empenhado e dedicado ao serviço”, agradeceu a secretária de saúde, Valdice Gomes.
Os envolvidos avaliaram positivamente o processo de capacitação, que teve 8 horas de duração, abarcando embasamento teórico e envolvimento prático. Para o mini-hospital Santina Toledo, o investimento em qualificação para ampliação dos saberes técnicos de sua equipe de trabalho é pressuposto para estar na vanguarda do tão estimado cuidado à vida.
Fonte: Assessoria