Alagoas notifica 56 casos de hepatite este ano

Alagoanos devem ficar atentos a sintomas da doença FOTO: DIVULGAÇÃO

Alagoas notificou no primeiro semestre deste ano 56 casos de hepatite. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que apontou dos tipos B e C, 37 e 19, respectivamente.

No ano passado, também no primeiro semestre, foram 92 do tipo B e 54 da C, de acordo com a Sesau.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.

Os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer e todos os tipos de hepatite podem levar à morte.

Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites virais, celebrado no sábado (28), os órgãos de saúde irão promover, nesta sexta-feira (27), na Unit, em Cruz das Almas, em Maceió, o Seminário Alagoano sobre Hepatites Virais. Além de focar na prevenção, diagnóstico e tratamento, o evento irá apresentar um panorama da doença em Alagoas,

A vacina contra o vírus A está disponível pelo SUS desde 2014, em especial para crianças de 1 a 2 anos de idade. Já a vacinação contra a hepatite B consta no calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto, estando disponível nos serviços de saúde para administração.

Fonte: Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *