Sem água e energia, ambulatório da Santa Mônica suspende atendimentos
Os atendimentos no ambulatório da Maternidade Escola Santa Mônica, no bairro do Poço, em Maceió, foram suspensos, desde a semana passada, devido ao corte de energia no local. O problema se dá em virtude da falta de pagamento e deixou na mão, desde a última quinta-feira (12), quase 350 pessoas que tinham consultas agendadas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), responsável pelo gerenciamento da Santa Mônica, o corte da energia aconteceu na última quinta-feira (12) e a falta de pagamento ocorreu após erro em uma planilha. Segundo a Uncisal, a quitação da dívida já está sendo providenciada para que a oferta dos serviços seja regularizada o mais breve possível.
A falta de energia elétrica também acarretou na falta de água, deixando a situação ainda mais complicada, já que sem energia não é possível ligar a bomba que leva o líquido às torneiras.
Na manhã desta terça-feira (17), a população que procurava o ambulatório para uma consulta ainda se deparava com o problema e a falta de atendimento.
“Desde quinta-feira, pela manhã, nós estamos sem energia. Todos os dias, os pacientes vêm em busca de atendimento e a gente não tem como avisar com antecedência porque o único aparelho celular está desligado, então a gente só faz remarcar”, disse a técnica de enfermagem Andréa Gomes.
A profissional se mostra preocupada que a falta de energia continue até amanhã e que mais pessoas sejam prejudicadas, em especial as que vêm do interior do estado, sem saber da suspensão dos atendimentos. “Nós atendemos uma demanda muito grande de pessoas vindas do interior, são cerca de 60% dos nossos pacientes”.
No total, 346 pessoas que tinham consultas agendadas deixaram de ser atendidas desde a quinta. Só nesta terça-feira, seriam 83 atendimentos.
A dona Maria do Carmo esteve mais de uma vez na Santa Mônica na tentativa de marcar uma consulta para a filha, que está gestante. Tudo em vão. “Já vim duas vez aqui e não consegui ser atendida por conta desta falta de energia”, lamentou.
Confira nota enviada pela Uncisal:
“A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), responsável pela Maternidade Escola Santa Mônica, esclarece que o corte de energia no ambulatório da unidade foi provocado por um equívoco na planilha de despesas e que o pagamento está sendo efetuado nesta terça-feira. A previsão é que a energia seja religada ainda hoje e atendimento retomado tão logo seja realizado o religamento”.