Cobrança de taxa de acesso à praia gera polêmica em Japaratinga
Um grupo de pessoas que saiu de Maceió para visitar Japaratinga, na região norte de Alagoas durante o fim de semana, se surpreendeu com a cobrança de uma taxa de acesso à praia quando chegou ao local.
A confusão teria acontecido porque o grupo fretou um ônibus para ir até o município e, ao chegar, foi abordado pela Guarda Municipal que cobrou a taxa de R$ 100 aos visitantes. No município, o valor cobrado é referente à entrada de ônibus de turismo. Para as vans, o valor é de R$ 70 reais.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Paulo Sérgio dos Santos Souza, a cobrança da taxa, que segundo ele, é cobrada apenas para empresas, está prevista na lei 395/2007. “É um valor cobrado para quem lucra com o acesso à praia, e não para os turistas. A taxa está prevista na lei e é cobrada para que possamos realizar a preservação ambiental do local”, defendeu.
Ao ser questionado sobre o ônibus ser fretado por visitantes, o secretário afirma que, se o veículo foi, de fato, fretado, ele estaria de uma forma ou de outra prestando um serviço e que o município não tem meios de comprovar quem está apenas usufruindo das praias e de quem está lucrando com isso.