613 homicídios são registrados nos cinco primeiros meses de 2018, diz SSP
Nos cinco primeiros meses deste ano, Alagoas registrou 613 homicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O levantamento relativo ao primeiro semestre será divulgado nos próximos dias, de acordo com a assessoria do órgão.
Já o total de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) – que contempla, por exemplo, os casos de feminicídio – foi de 681 mortes. De acordo com as estatísticas da SSP, o mês de janeiro foi o mais violento, com 163 crimes violentos letais e intencionais registrados pela polícia. Destes, 149 foram configurados como homicídio.
Na sequência, o relatório traz cinco casos de latrocínio (roubo seguido de morte) e três de feminicídio (com a vítima tendo sido morta apenas por ser mulher), além de 12 mortes em confronto com a polícia.
Entre as mortes registradas em janeiro, 133 foram provocadas por arma de fogo, 18 por arma branca e 10 por espancamento.
Outro mês que registrou um número considerado alto de homicídios foi abril, quando, segundo a SSP, foram 134 homicídios dolosos, o que representa 91,1% das mortes violentas registradas naquele mês. Do total, 117 mortes foram por disparo de arma de fogo, enquanto 17 por arma branca. Também foram contabilizados, no período, dois casos de feminicídio.
No ranking dos meses mais violentos, em terceiro lugar aparece o mês de março, com 133 CVLIs registrados, sendo 115 homicídios e 12 casos de morte em confronto com a polícia. Já o mês de maio vem logo em seguida, com 123 crimes violentos, sendo 110 homicídios e 12 mortes em confronto. Fevereiro, por sua vez, contabilizou 115 mortes violentas, sendo 105 com características de homicídio doloso.
Gazeta Web