Morre Pedro Onofre, um dos ativistas culturais mais respeitados de AL
Morreu na noite dessa quarta-feira (4), vítima de uma parada cardiorrespiratória, o advogado, jornalista, teatrólogo, dramaturgo, cineasta, escritor, poeta, músico e ativista cultural alagoano Pedro Onofre Seixas de Araújo, que estava com 82 anos. O sepultamento acontece nesta quinta-feira (5), às 16h, n o Campo Santo Parque das Flores, onde o corpo está sendo velado.
Natural de Maceió, nascido em 27 de junho de 1936, Pedro Onofre circulou por várias áreas e é o fundador da Academia Maceioense de Letras (1955), sendo também o primeiro diretor do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa/AL).
Também coordenou diversos projetos culturais no estado e foi presidente da Fundação Teatro Deodoro e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Entre o seu legado, também está a fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, no Recife; e a fundação do Teatro Cultura do Nordeste, em 1959.
Como reconhecimento por sua contribuição para a cultura e as artes, ele recebeu diversas comendas, como a Jorge de Lima – concedida pelo Governo de Alagoas – e a Graciliano Ramos – conferida pela Câmara Municipal de Maceió. Foi ainda agraciado com a Comenda Esperidião Rodrigues, em Arapiraca.