Firmino é Alagoas na Seleção: valor de mercado, gols, assistências e trajetória

O domingo vai ser especial para um alagoano. Roberto Firmino está na Copa e será o único nordestino na Seleção. O garoto bom de bola, que começou na base do CRB e ganhou enorme projeção no Liverpool, disputa agora espaço no Mundial com Gabriel Jesus. Ele fica no banco de reservas na partida das 15h, em Rostov, contra a Suíça, mas tem boas chances de entrar.

Rainha do futebol, a alagoana Marta conhece bem a magia da camisa amarela e falou sobre o momento do conterrâneo. Também não deixou de dar conselhos.

– Ele já vem de vários bons jogos com o Liverpool e com a Seleção também. A gente fica feliz de ver um alagoano com a camisa amarelinha (será a 20 no Mundial). Agora tem que manter o foco. Acredito muito na questão da determinação. Tem que dar o melhor de si, sempre, em todos os treinos, nas oportunidades, nos jogos, e tenho certeza de que vai dar muito certo. Estou torcendo muito – deu força a rainha.

Roberto Firmino com a camisa do CRB (Foto: Reprodução SporTV)Roberto Firmino com a camisa do CRB (Foto: Reprodução SporTV)

Roberto Firmino com a camisa do CRB (Foto: Reprodução SporTV)

Técnico do atacante na base, Guilherme Farias lembrou como o jogador apareceu no CRB, em 2007.

– Firmino chegou com 14 anos, jogou também com 15, e participou de algumas competições com a gente. No primeiro treino, fez algumas jogadas e mandei preparar a documentação logo, por causa do potencial que vi – contou Guilherme.

Quem é ele?

Roberto Barbosa Firmino de Oliveira nasceu em Maceió no dia 2 de outubro de 1991. Está com 26 anos. Jogou no CRB e, da Pajuçara, foi para o Figueirense. Ganhou destaque em Florianópolis e se transferiu em 2011 para o Hoffenheim, da Alemanha, por 4 milhões de euros.

Perfil

Roberto Firmino Barbosa de Oliveira
Data de nascimento: 02-10-1991(26 anos)
Nasceu em: Maceió
Posição: atacante
Jogos pela Seleção: 21 jogos / 6 gols
Pé preferencial: destro
Altura: 1,81 cm
Clube atual: Liverpool

Vale muito

Roberto fez grandes jogos, arrebentou no Campeonato Alemão e acertou com o Liverpool em 2015, por 41 milhões de euros. Na temporada 2017-2018, contando os jogos do clube inglês e da Seleção, Firmino disputou 58 partidas e marcou 28 gols. Hoje, de acordo com o site Transfermarkt, ele vale 80 milhões de euros e tem contrato com o Liverpool até junho de 2023.

Desempenho

Roberto Firmino tem 113 gols na carreira, do Figueirense, clube em que se profissionalizou, até o Liverpool. Na Seleção, ele estreou no 12 de novembro de 2014, na goleada por 4 a 0 sobre a Turquia. Foi convocado por Dunga para o amistoso em Istambul e entrou durante o jogo, no lugar do atacante Luís Adriano.

Firmino faz golaço contra a Croácia  (Foto: REUTERS/Andrew Yates)Firmino faz golaço contra a Croácia  (Foto: REUTERS/Andrew Yates)

Firmino faz golaço contra a Croácia (Foto: REUTERS/Andrew Yates)

FICHA TÉCNICA

A estreia de Firmino na Seleção

TURQUIA 0 X 4 BRASIL

Local: Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul (Turquia)
Data: 12 de novembro de 2014, quarta-feira
Árbitro: Rayshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Abdukhamidullo Rasulov e Jakohngi Saidov (ambos do Uzbequistão)
Cartão amarelo: Erkin (Turquia)

Gols – Neymar, aos 19, Kaya (contra), aos 23, e Willian, aos 43 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 14 minutos do segundo tempo

Turquia – Demirel (Babacan); Koybasi, Irtegun e Kaya; Hamit Altintop (Inan), Tufan, Kisa (Erkin), Turan e Topal (Çamdal); Erdinç (Sem) e Bulut (Potuk). Técnico: Faith Terim

Brasil: Diego Alves; Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fred), Fernandinho (Casemiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Willian (Douglas Costa), Luiz Adriano (Roberto Firmino) e Neymar. Técnico: Dunga.

Números pelo Brasil

O alagoano fez 21 partidas até agora pelo Brasil. Marcou seis gols. O mais recente foi no jogo contra a Croácia, dia 3 de junho, em amistoso de preparação para a Copa. Ele entrou no segundo tempo, em Liverpool, e demonstrou frieza para concluir belo lançamento de Casemiro.

Tem mais

Na Liga dos Campeões, uma das competições mais importantes do mundo, o alagoano tem números expressivos. Em 13 partidas, marcou 10 gols e deu 8 assistências.

O papel de garçom, aliás, é muito bem desempenhado por Firmino. Só no Liverpool, foram 39 assistências em 144 jogos. Ele forma com o egípcio Salah e o senegalês Mané um trio ofensivo que virou a sensação da Europa neste ano. Juntos, foram vice-campeões da Champions.

Salah e Firmino são astros do Liverpool (Foto: Reuters)

Pepe também está lá

Outro alagoano já marcou presença neste Mundial. O zagueiro Pepe, de 35 anos, defende a seleção de Portugal e atuou na partida de maior impacto até agora da competição. Empatou por 3 a 3 com a Espanha. Dependendo do andamento da Copa, ele pode até cruzar com Firmino em campos opostos. Em comum, um fato: os dois passaram pela base do CRB.

Inspiração

Na Seleção, Firmino igualou o feito de outros dois alagoanos muito importantes, mas tem, em especial, um objetivo que ele vai perseguir com a camisa canarinho: o título.

Dida foi titular na Copa de 1958 e perdeu a vaga no time apenas para Pelé. Zagallo esteve presente em quatro conquistas de mundiais, como jogador (1958 e 1962), treinador (1970) e coordenador técnico (1994), e se confunde com a camisa canarinho.

Dida e Zagallo, inclusive, jogaram juntos na primeira grande conquista da Seleção, em 1958. Ao lado de Firmino, eles são os únicos alagoanos da história a disputar um Mundial com a camisa do Brasil.

*Com Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *