Sem censura, Lula poderá falar de política como comentarista da Copa
O jornalista José Trajano garante que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, terá liberdade total como comentarista da Copa do Mundo da Rússia. Inclusive, o petista, preso há dois meses em Curitiba, poderá falar de política, caso entenda ser necessário ou queira fazer alguma relação com o futebol. O político vai escrever cartas com opinião sobre os jogos do Mundial de 2018 e a estreia será na segunda-feira.
“Combinamos dele falar sobre a Copa do Mundo, mas quem sou eu para censurar o presidente? Ele pode falar do que quiser, como um colunista que o jornal contrata”, disse Trajano, em entrevista ao Estado.
Experiente, o jornalista contou que partiu dele a ideia de convidar Lula para participar do programa. “Me deu um estalo. Ele gosta de ver e falar sobre futebol e é corintiano fanático. Foi uma ousadia jornalística. Fiz meus contatos e consegui fazer com que a ideia chegasse até ele. Fiquei inseguro dele recusar, mas deu tudo certo”, contou, orgulho, um dos fundadores do canal ESPN.
Amigo de Lula, Trajano acredita que a novidade será benéfica para o ex-presidente ganhar um novo ânimo. “Foi uma maneira de colocá-lo em evidência novamente. Ele gostaria de estar lá, mas não pode. É uma oportunidade dele se preocupar com outras coisas. Ele tem televisão para assistir aos jogos, então poderá expressar seu sentimento sobre a Copa”.
Fonte: Estadão