Minador do Negrão participa de encontro do Selo UNICEF

O município de Minador do Negrão participou de reunião do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 na última quinta-feira (14), em Maceió.

Durante o encontro foi apresentado um diagnóstico a partir da atual situação dos indicadores de impacto social do município. Além de um detalhamento de como Minador do Negrão e demais municípios estão agrupados para a avaliação e de que forma esse monitoramento será feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O município de Minador pretende obter os melhores resultados, até 2020, e ser certificado pela iniciativa.

“Esse encontro apresenta os indicadores sociais monitorados, ou seja, o ponto de partida. Esperamos que os participantes conheçam e entendam essas linhas de base e sintam-se preparados e motivados a implementar as atividades necessárias”, esclarece a especialista em programas do UNICEF, Jane Santos.

O município de Minador do Negrão  vem evoluindo em sete dos 11 indicadores monitorados, a exemplo da taxa de registro civil de crianças recém-nascidas, abandono escolar e distorção idade e ano escolar. O município também vem implementando o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), instrumento primordial para a participação dos meninos e meninas nas políticas públicas no município.

O município foi representado por José Antonio de Melo Silvino e Caroline Cardoso, articuladores do Selo UNICEF, além de alunos que fazem parte do NUCA e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os articuladores do Selo junto com cada secretaria articulam os projetos em Minador do Negrão.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A programação da qual Minador do Negrão fez parte, visa ainda iniciar a organização do Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.919 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *