13 indícios de que você é feminista (e nem sabia)

Hoje em dia falar em feminismo tornou-se algo do dia a dia, nas redes sociais, na roda de amigos ou no trabalho, por exemplo. Isso porque, atualmente, podemos discutir esse assunto tão importante e expressar as nossas opiniões com maior facilidade, graças à internet e as mídias sociais, onde podemos compartilhar e debater as mais diferentes opiniões.

Entretanto, a palavra “feminismo” carrega um estigma. Durante séculos o patriarcado instituído na sociedade “demonizou” o feminismo, pintando-o como um movimento negativo. Há séculos atrás, mulheres decididas e que não se encaixavam nos padrões da sociedade já eram chamadas de “bruxas” e, com o passar dos séculos, os adjetivos negativos às mulheres, em especial às feministas, se perpetuaram. Eram chamadas de mulheres loucas, agressivas, problemáticas e tantas outras palavras nocivas que nos perseguem até hoje.

A grande verdade é que o feminismo é pura e simplesmente um movimento que procura apenas uma coisa: a equidade de gêneros. Homens e mulheres não são iguais, de fato, mas têm o direito de serem tratados (as) exatamente da mesma maneira perante a sociedade. Esses direitos se aplicam desde o direito de ir e vir sem sofrer abuso nas ruas, o direito de fazer com o seu corpo o que quiser, o direito de ter as mesmas oportunidades que um homem, o direito de não ser julgada injustamente apenas por ser mulher, o direito de receber o mesmo salário que um homem, enfim, inúmeros direitos previstos na constituição que, na prática, não recebemos.

Portanto, se você é mulher e procura um tratamento igualitário em relação aos homens, porém, supostamente não apoia o feminismo, temos aqui alguns indícios de que você é feminista sim, mas a palavra te assusta. Dá só uma olhada!

1 – Você sempre acha errado quando alguém diz que você não pode fazer algo só porque é mulher;

2 – Você acha injusto só as mulheres serem responsáveis pelas tarefas domésticas;
3 – Acha um absurdo ser julgada apenas pela roupa que usa;
4 – Detesta ouvir abordagens desrespeitosas de homens quando está na rua, na balada ou onde quer que seja;
5- Tem pavor de saber que homens abusam de mulheres só porque acham que têm direito sobre os seus corpos;
6 – Fica revoltada quando lembra que um colega de trabalho (homem) foi promovido antes de você, que é muito mais capaz do que ele;
7 – Fica brava quando descobre que você recebe muito menos do que um homem que faz o mesmo serviço que o seu;
8 – Quer morrer quando é subjugada ou duvidam da sua capacidade apenas por ser mulher;
9 – Odeia piadinhas que ridicularizam as mulheres;
10 – Não acha que toda mulher nasceu com instinto materno e deve ser mãe um dia;
11 – Discorda que homens podem se relacionar com quem ou quantas quiserem e mulheres não;
12 – Acha desumano os padrões estéticos impostos às mulheres;
13 – Acha tenebroso milhares de mulheres serem assassinadas apenas por serem mulheres.

Se você se identificou com pelo menos UM desses indícios, parabéns! Você é feminista (e nem sabia)! Agora vamos juntas lutar pelos nossos direitos e construir uma sociedade mais justa! ;)

 

Fonte: Salon Line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *