Atletismo, um sonho possível

Muitas são as revelações que se têm nos diversos setores da atividade humana. Em qualquer época, pessoas talentosas se destacaram e haverão, ainda, de se destacar  em suas esferas de atuação; seja no teatro, na música, nas ciências ou nos esportes, sempre tivemos verdadeiros exemplos de que, para conseguir alcançar um sonho, basta inicialmente que tenhamos vontade firme, disciplina e dedicação.

Em Palmeira dos Índios, o atletismo desempenha papel importante no campo social, é ainda uma porta aberta para aqueles que desejam, através dele, impulsionar sua vida de uma forma digna e meritória. No dia 12 de outubro de 2017, quando aconteceu pela primeira vez a Corrida da Solidariedade Jornalista Josmário Silva, tivemos a oportunidade de acompanhar e posteriormente descobrir os talentos do atletismo, tanto da nossa cidade, quanto das cidades circunvizinhas.

É o caso do jovem atleta Eduardo Henrique Gomes Cavalcante, que aos 14 anos de idade mostra-se muito empenhado nos treinos de atletismo, especialmente no que diz respeito as provas de corrida de longa distância. Eduardo divide seu tempo entre os estudos na Escola Municipal Mirta Correia Costa e seus treinos de corrida, que apesar de serem feitos nos arredores da cidade de Quebrangulo, é acompanhado pelo seu treinador Paulo Victor, que monitora o desempenho de seu atleta com o auxílio de amigos dedicados.

Eduardo é um dos integrantes do núcleo de corredores quebrangulenses que tiveram excelente desempenho na corrida do dia 12 de outubro. Naquela oportunidade acabara por definir, através do seu esforço, os caminhos que o levaria a ser hoje um dos atletas em formação mais indicados para representar nossa região em provas importantes, dentro e fora do estado.

Dentre tantas outras contribuições que o atletismo trouxe e ainda pode trazer, cabe destacar ao menos três delas: a transformação social, de forma mais abrangente; a consolidação do caráter do indivíduo, não somente através da educação física, mas também da concepção de valores morais e claro, a consciência cidadã dentro e fora das pistas de atletismo.

O jovem corredor da cidade de Quebrangulo tem o apoio constante da família, amigos e envolvidos diretos ou indiretos nesse processo de formação, passando para os outros jovens uma mensagem de incentivo àqueles que desejam seguir a carreira do atletismo, afirmando que:

“…o caminho pode até ser duro, mas nada impede que, com o desejo firme e sincero de vencer, possamos chegar lá.” (Eduardo Henrique – Atleta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *