Concurso literário homenageia escritor José Jurandir em Maribondo
Um grupo composto por universitários e professores de língua portuguesa, lançam no município de Maribondo-AL , um concurso literário. O concurso iniciar-se-á no município de Maribondo – AL, com horário e data sem definição, tendo como publico os alunos das redes públicas e privadas de ensino desta respectiva cidade. O gênero literário será escolhido pelo próprio aluno, cujo tema é livre. O concurso será in memória ao ilustre Escritor José Jurandir, o qual tem como objetivo despertar no alunado o interesse pela literatura alagoana, homenagear escritores do município (principalmente, o emblemático jornalista, professor, escritor e poeta José Jurandir) e, sobretudo, revelar talentos no que concerne a jovens escritores.
Outrossim, o município necessita de espelhos, tendo em vista a carência de jovens poetas e escritores para que possam dar continuidade ao campo da literatura alagoana. Além do concurso, realizar-se-á uma preparação com aulas e palestras para desenvolver à escrita criativa, senso crítico e, consequentemente, revelar jovens escritores. De antemão, essa preparação será com escritores, poetas e professores de língua portuguesa. Os poemas classificados serão publicados por uma editora e premiados ( 4° ao 20° classificados com publicação do poemas e medalhas, e 1° ao 3° com publicação, troféus e premiações em dinheiro). O objetivo principal é uma antologia poética, todavia, ainda não há patrocinador oficial. Mormente, como o momento é oportuno devido ao brilhante trabalho desenvolvido pela secretaria de educação, Elba Siqueira, eis que solicitamos o imensurável apoio e colaboração da comunidade.
André Floriano, estudante de Direito e Letras, integrante da comissão organizadora em entrevista afirma o seguinte: “Os alunos estão terminando o ciclo da educação básica completamente dependentes de celulares, computadores, videogames, TV. A falta de incentivo tem levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura e, como consequência, aparecem dificuldades marcantes quando solicitamos que realizem uma produção de texto ou expressem sua opinião relacionada a determinado assunto. O resultado é um vocabulário precário, reduzido, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos. Diante dessa realidade, pensamos em implantar um projeto para resgatar o valor da leitura e da proza levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem, proporcionando-lhes momentos que possam despertar o gosto e o amor aos livros, além de lhes estimular o hábito da escrita. Acreditamos que através deste projeto, estaremos estimulando nossos educandos a buscarem, na prosa e poesia, momentos divertidos, prazerosos e muito conhecimento através da leitura“.