Carpil realiza Assembleia Geral para prestação de contas
A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- CARPIL- reuniu seus associados, produtores e lideranças, além dos vereadores Madson Monteiro e Abraão do BMG e da comunidade em geral para uma Assembleia Geral nesta quinta-feira (29). O evento aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados que a Carpil vem colhendo, bem como as estratégias e as projeções da empresa para 2018. “Esse é um espaço que permite aos nossos cooperados participarem das decisões da empresa, sendo o ponto de partida para a definição do nosso trabalho ao longo do ano. Também é um momento para analisar as ações do passado”, afirma o presidente da cooperativa, Luciano Monteiro.
Em regime de Assembleia Geral foram aprovadas a alteração do Estatuto Social e a Prestação de Contas, compreendendo o relatório da gestão, os balanços, os demonstrativos das sobras ou das perdas do exercício.
Como forma de valorizar o serviço prestado de seus cooperados, a instituição sorteou brindes e premiou o funcionário, Jesival Clemente, precursor na recuperação de nascentes no estado de Alagoas. Também foram entregues forrageiras para as associações.
Com o lema Semeando o Desenvolvimento, nesses 38 anos, a Carpil implantou projetos de Tecnologia Sociais voltados para o desenvolvimento sustentável como: a captação de água, recuperação de nascentes, quintais produtivos, tanques de piscicultura, entre outros. Desenvolve ainda programas específicos voltados para jovens e mulheres rurais.
Luciano Monteiro orgulha-se do trabalho desempenhado à frente da Carpil, a mais antiga nesse modelo de agricultura. A cooperativa é uma empresa privada, sem fins lucrativos. “É um tipo de empresa que tem 1.042 donos em 37 cidades de Alagoas. Antes, e até hoje, muita gente pensava que cooperativa é coisa de prefeito, de político. Cooperativa é privada. Precisamos entender o que cooperativa, associação e sindicato”, destacou.
Hoje, a Carpil integra a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e é a única em Alagoas e uma das poucas do Nordeste que integra a Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
“Acredito que devemos ser humildes. A Carpil semeia desenvolvimento e leva tecnologia para nossos cooperados e também para os consumidores. Tudo o que nós ganhamos é reinvestido em benefício dos nossos agricultores”, afirmou Luciano Monteiro.
Projetos da CARPIL
Para os jovens, a cooperativa proporciona, entre outras atividades, o intercambio da instituição com a COOPAVEL (PR), para que os estes possam conhecer novas tecnologias e transferir o conhecimento adquirido. Para as mulheres são oferecidos cursos de artesanato, de produção orgânica e palestras – cujos temas são de interesse dessas agricultoras. Parte dessas ações é desenvolvidas em parceria com o Sebrae , Senar e sindicatos rurais.
A Carpil trouxe o projeto modelo da Recuperação de Nascentes para o estado de Alagoas, sendo a cooperativa que mais efetivou o trabalho em sua área de atuação.
A Carpil é parceira da SRA/MDA há mais de 10 anos. Nesse tempo, vem contribuindo para que associações de agricultores do PNCF tenham um desempenho produtivo de qualidade e mais oportunidade de ganho. Para isso, leva aos agricultores políticas públicas federais, estaduais e municipais, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento e a consolidação da agricultura familiar do agreste alagoano.