Polícia Militar deflagra Operação ‘Páscoa 2018’ e reforça policiamento na capital e interior
Com o objetivo de garantir segurança e conforto da população alagoana durante o feriadão da Semana Santa, a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realiza, a partir desta quarta-feira (28), a Operação ‘Páscoa 2018’. A ação vai ser realizada tanto na capital quanto nos municípios de atuação dos Comandos de Policiamento de Área do Interior (CPAI).
Na capital e Região Metropolitana, o policiamento, coordenado pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), será reforçado nas entradas e saídas de Maceió, com abordagens a veículos e passageiros feitas pelo BPTran, BPE e Força Tarefa.
Haverá ainda patrulhamento nos pontos de venda de peixe, reforço no policiamento com viaturas da Força Tarefa, patrulhamento nos principais polos gastronômicos da Região Metropolitana, além de deflagrar operações paralelas e o policiamento dos jogos CRB x Treze (Copa do Nordeste) e final do Campeonato Alagoano.
Além dos pontos de atuação destacados, as imediações de templos religiosos por ocasião das festividades da Páscoa e Semana Santa e os principais balneários do Estado, também recebem uma atenção especial neste período. Ao todo, por dia, na área do CPC, 606 policiais militares estarão empregados neste feriadão, utilizando de todos os meios legais para evitar a criminalidade e garantir a segurança da população local e dos turistas.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, todos os recursos necessários para garantir um feriado mais seguro serão empenhados. “Por ser um feriado prolongado, a Polícia Militar terá especial trato com as áreas que demandam maior atenção, seja pelo fluxo de pessoas, seja pela incidência de ocorrências, e estará comprometida em garantir a segurança do cidadão”, afirmou.
Sertão
Na região sertaneja, a operação contará com a participação do 7º BPM (Santana do Ipanema) e 9º BPM (Delmiro Gouveia), pertencentes ao CPAI-I, coordenada pelos comandantes dos respectivos batalhões, tenente-coronel Genival Bezerra e major Anaximandro Sá.
Esse contingente terá como objetivo principal a intensificação do policiamento ostensivo motorizado, com operações policiais de blitz, abordagens a pessoas, veículos e ônibus, além de reforçarem o policiamento comercial e nos locais de grande fluxo de pessoas.
Agreste
O tenente-coronel Wellington Bittencourt, comandante do CPAI-II, destaca que nos municípios das regiões policiadas pelo 3º BPM (Arapiraca), 10º (Palmeira dos Índios), 11º BPM (Penedo), 1ª CPM/I (São Miguel dos Campos) e 4ª CPM/I (Atalaia), os quais terão festividades alusivas à Semana Santa, serão deflagradas operações de saturação, que se baseiam no policiamento ostensivo.
“Assim como acontece em outros períodos festivos durante o ano, a PM realiza um policiamento específico para o período, buscando garantir à população alagoana um feriado pacífico e seguro, com ações de reforço ao policiamento já existente”, disse o oficial.
Litoral Norte
No litoral Norte, a ação foi estabelecida através de um planejamento entre o comandante do Policiamento de Área do Interior III, coronel Claudivan Albuquerque, e os oficiais do 2º BPM (União dos Palmares), 6º BPM (Maragogi) e 2ª CPM/I (Joaquim Gomes), Unidades que integram o Grande Comando.
Para o cumprimento da operação, além do efetivo ordinário haverá o reforço das equipes da Força Tarefa. “Atualmente, o BPRv está à disposição de nossa área. Então daremos um enfoque maior nas abordagens e blitz na rodovia AL-101 Norte, uma vez que a Unidade fica localizada na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco”, explicou o coronel.
Agência Alagoas