Apagão afeta pelo menos 13 estados do Norte e do Nordeste
Ao menos 10 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentaram queda de energia nesta quarta-feira (21): Alagoas, Amazonas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins. Em Maceió, semáforos ficaram desligados e transitar com veículos pela cidade virou um caos. Na parte alta maceioense, inicialmente, acreditava-se que a falta de energia estaria relacionada a um caminhão que derrubou dois postes na Avenida Menino Marcelo, a Via Expressa, no bairro de Antares. Porém, depois das 16h, a informação de que outros bairros da capital alagoana também estavam sem energia começou a ser divulgada.
Alagoas
Segundo a Eletrobras/AL, o apagão em Maceió iniciou-se por volta das 16h e durou até pouco depois das 18h. “Foram cerca de duas horas e meia sem energia na cidade. Mas, após às 18h, a situação começou a ser normalizada em Maceió, em alguns municípios alagoanos e em algumas cidades nos demais estados atingidos também”, informou a assessoria da Eletrobras/AL à reportagem da Tribuna.
Segundo a Eletrobras, os municípios alagoanos de Coruripe, Capela e parte da cidade de Maribondo foram os últimos locais, em Alagoas, a terem o fornecimento de energia normalizado. Ainda de acordo com a Eletrobras/AL, o fornecimento de energia voltou ao normal em todo o estado de Alagoas por volta das 21h30.
Após a energia ser restabelecida em Maceió, o bairro da Serraria ainda enfrentou uma noite sem eletricidade. Segundo a assessoria da Eletrobras, os dois postes derrubados pelo caminhão durante a tarde desta quarta-feira afetaram o fornecimento de energia nesta parte de Maceió. Equipes da Eletrobras se mobilizaram durante a noite para substituição dos postes no bairro de Antares e sanar o problema na Serraria.
A energia voltou ao bairro da Serraria por volta das 21h, porém os moradores da região ainda enfrentaram uma queda de energia após às 22h30.
Causa
Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão foi causado por uma falha na usina de Belo Monte, no estado do Pará. As causas do apagão ainda estão sendo apuradas. As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informaram que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e do Nordeste.
Houve também registro de falta de energia em São Paulo e em Minas Gerais. No Rio Grande do Norte, todos os 167 municípios foram afetados, segundo a companhia de energia local. Em Sergipe, foram 60 cidades afetadas.
O apagão também atingiu todo o território da Paraíba, de acordo com a concessionária Energisa, e todo o estado do Maranhão, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Em Pernambuco, a queda de energia atingiu a capital Recife e os municípios de Olinda, Goiana, Igarassu, Paulista, Agrestina, Cachoeirinha, Caruaru e Petrolina.
No Ceará, o desabastecimento afetou Fortaleza e as cidades do interior: Juazeiro do Norte, Icó e Sobral. Na Bahia, o apagão atingiu Salvador e os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na região metropolitana. No Amazonas, o problema atingiu Manaus e Manacapuru, na região metropolitana do estado.
A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que enviou equipes técnicas para apurar as causas e extensão do ocorrido. A Operadora Nacional do Sistema Elétrico informou que, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Em nota, a Eletrobras Distribuição Alagoas informou que um blackout atingiu toda a região nordeste na tarde dessa quarta-feira (21). A distribuidora afirmou que monitorou a situação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela recomposição do Sistema.
A Casal emitiu aviso sobre paralisação nos sistemas de abastecimento de água por conta da suspensão do fornecimento elétrico. Confira a nota na íntegra:
“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, devido à suspensão do fornecimento elétrico na tarde desta quarta-feira (21), todos os seus sistemas de abastecimento de água estão paralisados. A água que ainda está chegando às residências é oriunda dos reservatórios.
Por isso, a Companhia pede que os moradores economizem água e reforça que, após o retorno do fornecimento elétrico, em algumas regiões são necessárias 24 ou até 48 horas para que os sistemas de abastecimento de água se recuperem e o líquido volte para todos os imóveis.”
*Com agências