[Vídeo] Há 65 anos morria o escritor Graciliano Ramos
Em 20 de março de 1953, há 65 anos, morria o romancista alagoano e universal Graciliano Ramos, na Casa de Saúde São Víctor, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Mestre Graça tinha 61 anos e sofria de câncer no pulmão. Nascido em 27 de outubro de 1892 na cidade de Quebrângulo, no sertão de Alagoas, ele se mudou para Palmeira dos Índios, em 1910, onde assumiu como prefeito da cidade em 1928. Além de romances, Graciliano também era conhecido por ser cronista, contista e político – ele foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios (AL).
Graciliano Ramos foi o precursor da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na época, Graciliano Ramos enviou relatórios de prestação de contas de sua gestão como prefeito de Palmeira dos Índios (1929 e 1930), escritos de forma impecável e em linguagem literária, depois ficaram famosos e integram o corpo do livro Viventes das Alagoas.
Renunciou ao cargo dois anos depois e mudou-se para Maceió. Dos relatórios que escreveu quando prefeito, lançou o livro Caetés. Um pouco depois, escreveu São Bernardo (1934). Em 1936, lançou Angústia. Neste mesmo ano, foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, sob suspeita de participação na Intentona Comunista.
Graciliano foi demitido do emprego na Imprensa Oficial e preso no Rio de Janeiro. Os sofrimentos na prisão estão em seu livro Memórias do Cárcere, de 1953, ano de sua morte. Graciliano foi solto em 1937 e transferiu-se para o Rio, onde continuou a escrever outros romances, contos e livros infantis. Um ano depois lançou Vidas Secas, sua obra mais famosa, sobre os retirantes nordestinos.
Foi preso durante o governo Getúlio Vargas, em 1953, acusado de subversão, experiência retratada no livro Memórias do Cárcere, que foi publicado pela viúva Heloísa Ramos, após sua morte.
Um vídeo mostra últimos dias de Graciliano Ramos em casa cercado de escritores e artistas.
Atribuído a Esdras Baptista, o vídeo é um dos raros registros filmados de Graciliano Ramos e foi publicado pelo neto do escritor, Ricardo Ramos Filho.
Confira: