Conselheiro tutelar suspeito de abuso sexual é afastado da função

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) afastou temporariamente o conselheiro tutelar Luiz Carlos dos Santos Silva, que está sendo investigado por suspeita de abusar sexualmente de uma adolescente. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nesta quarta-feira (6).

Ao G1, o conselheiro Luiz Carlos explicou que o processo está em andamento, que a adolescente e a mãe dela prestaram depoimento e o caso já chegou ao Ministério Público.

“Eu estou tranquilo, estou confiante porque sei que sou inocente. Eu fui eleito pela população, trabalho com crianças desde 2008, crianças especiais. O que está acontecendo comigo é perseguição política desde 2015, quando entram com processo para eu não ser eleito. Não preciso provar nada, porque a comunidade me conhece. Eu confio no MP”, disse Luiz Carlos.

A suplente Amélia Mendonça de Souza foi convocada para assumir as funções dele até o final da sindicância instaurada pelo CMDA. O Conselho Tutelar da região II, onde o conselheiro atuava, fica localizado no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.

O texto publicado no DOM diz que o afastamento de Silva foi decidido após uma reunião no dia 1º de dezembro no Conselho e os termos de declaração colhidos e encaminhados pela 13ª Promotoria de Justiça da Capital – Infância e Juventude.

Segundo a resolução, Silva não pode exercer a função até o final da sindicância. O afastamento definitivo do cargo só pode ser determinado pelo Ministério Público caso Luiz Carlos seja considerado culpado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *