Brasil encerra participação no Grand Slam de Tóquio com duas medalhas de bronze

O judô brasileiro encerrou sua participação no Grand Slam de Tóquio, no Japão, na madrugada deste domingo, com duas medalhas de bronze conquistadas por David Moura (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Ambos derrotaram japoneses nas disputas por medalhas, após diputarem a repescagem do tradicional torneio de judô. Os anfitriões repetiram o desempenho do dia anterior e voltaram a dominar os pódios da competição.

Suelen fez quatro lutas para chegar ao pódio. Primeiro, derrotou Fang Ling Chang, de Taipei, por ippon e avançou às quartas, onde foi imobilizada até o ippon pela japonesa Akira Sone. A brasileira conseguiu se recuperar na repescagem e venceu Sandra Jablonskyte por ippon, para avançar à disputa de bronze. Na luta pela medalha, Suelen enfrentou outra japonesa, Nami Inamori, e, dessa vez, levou a melhor, batendo a atual campeã asiática por um waza-ari.

Na disputa masculina da categoria +100kg, David Moura imobilizou Daniel Allerstorfer, da Áustria, até o ippon e avançou às quartas. Nesta fase do torneio, David enfrentou três japoneses em sequência para conquistar o bronze. Apenas Kokoro Kageura conseguiu vencer o brasileiro nas quartas-de-final. Na repescagem, David jogou Takeshi Ojitani por ippon e, na luta pela medalha, imobilizou Daiki Kamikawa para ir ao pódio.

Eduardo Bettoni (90kg) também fez boa competição. O brasileiroa chegou até a disputa pelo bronze, onde acabou caindo para o georgiano Ushangi Margiani. Antes disso, ele foi campeão de sua chave ao superar Jiri Petr (República Tcheca), Eduard Trippel (Alemanha) e Shoichiro Mukai (Japão). Na semi, Bettoni foi imobilizado por Kenta Nagasawa, do Japão, que terminou campeão do Grand Slam de Tóquio. Na disputa de bronze, Bettoni abriu dois waza-aris de vantagem, imobilizou Margiani, que conseguiu reverter e imobilizar o brasileiro até o ippon para ficar com a medalha.

A última competição da seleção no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) será o World Masters de São Petersburgo, na Rússia, de 15 a 17 de dezembro. Apenas os 16 melhores judocas ranqueados em cada categoria participam deste torneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *